sexta-feira, 11 de março de 2011

Maria, Mãe do Senhor Jesus Cristo




                         Curso da Bíblia Sagrada

                                    CBS – 05

               Maria, Mãe do Senhor Jesus Cristo


01. Quem é a Imaculada e sempre Virgem Maria, Mãe do Senhor Jesus Cristo?


É a virgem pura, santa, imaculada; isto é, sem nenhuma mancha do pecado (Ct 4,7). Ela é da descendência de Davi, da mesma forma que seu esposo José.

Para nós, sua virtude maior, no entanto, é ser a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Deus e Redentor, por quem ela recebeu todas as graças. Ao nos dá Jesus, ela nos deu a fonte de todas as graças, tornando-se, assim, por mérito do seu único Filho, medianeira de todas as graças.


A palavra de Deus, também, fala da Imaculada e sempre Virgem Maria como Mãe do Senhor Jesus Cristo:


“Eis que conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus” (Lc 1,31 - Vulgata).


O arcanjo Gabriel lhe disse, também: “O Espírito Santo descerá sobre ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com sua sombra; por isso mesmo o santo que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus” (Lc 1,35 – Vulgata).
Maria é, na expressão de Santa Isabel, a Mãe de Deus: “Donde me vem esta alegria de que a mãe do meu Senhor me visite? (Lc 1,43).
Ora, o Salmista, no Salmo 99, nos diz: Sabei que o Senhor é Deus: ele nos fez, e a ele pertencemos. Somos o seu povo e as ovelhas do seu rebanho” (Sl 99,3).

Na verdade, Isabel estava repleta do Espírito Santo quando proclamou esta verdade. Era um momento tão sublime da graça de Deus que João Batista foi batizado ali mesmo, no ventre de sua mãe.

Por outro lado, através da palavra do apóstolo João, observa-se que Maria é, também, a Mãe do Verdadeiro Deus e a vida eterna, conforme o versículo, abaixo, citado:
“Mas sabemos que veio o Filho de Deus e que nos deu entendimento para que conheçamos o Verdadeiro Deus e estejamos no seu verdadeiro Filho. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (I Jo 5,20).
Obs.: Quando dizemos que Maria é Mãe de Deus, devemos compreender que não estamos afirmando que Maria gerou a Fortaleza de Deus, mas o Deus Forte, o menino que nos foi dado por Deus, em cujos ombros repousa a soberania, e que por isso ele se chama: “Conselheiro admirável, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz!” (Is 9,5).
Ora, se Maria é a Mãe do Senhor, ela é a Mãe de Deus:
“Sou Eu, sou Eu o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu é que vos anunciei e vos trouxe a salvação... vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e Eu sou Deus” (Is 43,11-12b = Vulgata).
02. Que profecias do Antigo Testamento falam sobre a Virgem Maria?
“Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua posteridade e a posteridade dela. Ela te pisará a cabeça, e tu armarás traições ao seu calcanhar” (Gn 3,15).
“Por isso o mesmo Senhor vos dará este sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel” (Is 7,14).
“O Senhor disse-me: Esta porta estará fechada; não se abrirá e ninguém passará por ela; porque o Senhor Deus de Israel entrou por esta porta e ela permanecerá fechada” (Ez 44,2).
Ora, sobre este versículo do profeta Ezequiel, assim comentou santo Agostinho: “Que significa esta porta fechada senão que Maria foi Virgem Antes, Durante e Depois do Parto?”
03. Que outras passagens da Bíblia são atribuídas à pureza, à beleza e ao poder que Deus conferiu a ela como Mãe de Jesus e nossa Mãe?
“Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo; bendito és tu entre as mulheres” (Lc 1,28b).
“Eis que, de hoje em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48b).
“Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram” (Lc 11,27b).
“Toda és formosa, amiga minha, e em ti não há mancha alguma” (Ct 4,7).
“Quem é esta que avança como a aurora, quando se levanta, formosa como a lua, brilhante como o sol e terrível como um exército formado em ordem de batalha?” (Ct 6,10).
“Eu saí da boca do Altíssimo, a primogênita antes de todas as criaturas” (Eclo 24,5).
“e na assembléia dos santos estabeleci a minha assistência” (Eclo 24,16b).
“Eu sou a mãe do amor formoso, e do temor, da ciência e da santa esperança” (Eclo 24,24).
“O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, desde o princípio, antes que criasse coisa alguma. Desde a eternidade fui constituída, e desde o princípio, antes que a terra fosse criada. Ainda não havia os abismos, e eu estava já concebida; ainda as fontes das águas não tinham brotado;” (Pr 8,22-24).
“Eis que o Senhor criou uma coisa nova sobre a terra: Uma mulher cercará um homem” (Jr 31,22b).
04. Onde a Virgem Maria aparece pela primeira vez na história de nossa salvação?
Lendo Lc 1,26-27, percebemos que foi em Nazaré:
“Estando Isabel no sexto mês, foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão, chamado José, da casa de David, o nome da virgem era Maria”.
Esta virgem, sem a mancha do pecado, imaculada, pura e santa, seria a única pessoa em condições de, pela vontade de Deus, esmagar a cabeça da serpente enganadora (Gn 3,15). Todas as outras pessoas, manchadas pelo pecado original, inoculadas pelo veneno da desobediência e da auto-suficiência que Satanás colocou em seus corações, jamais teriam em si a força para esmagar a cabeça daquele que as escravizou (V. Gn 3,24). Somente alguém como Maria e como Jesus, que possuíam o dom da integridade, poderia exercer tal obra do poder e do amor de Deus, até mesmo antes da ressurreição de Cristo, Jesus.
Santa Imaculada, Mãe de Jesus, Mãe de Deus, Mãe da Igreja e nossa Mãe, Maria, por veracidade dos desígnios eternos, tornou-se a fonte das fontes para nós. Foi ela que, pela bondade do Pai Eterno, nos trouxe Jesus Cristo, Filho de Deus e Senhor de nossas vidas, fonte de todas as graças e de toda a verdade que procede da boca de Deus (Jo 1,17b).

 
Não pode, portanto, haver dúvidas de que Maria é nossa medianeira. Se ela, por obra do Espírito Santo de Deus, nos deu Jesus, que é a fonte de todas as graças – “a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” – e o Verbo eterno de Deus nos céus (Eclo 1,5), ela tem a capacidade, dada por Deus, de mediar todas as graças de que seus filhos e filhas necessitam. Se é verdade que “quem pode mais, pode menos”, quem nos deu Jesus poderá conceder-nos, na bondade do Pai e em Jesus, com Jesus e por Jesus, todas as graças do amor perene. Assim, a visão que temos é a de que Maria é como a circunferência do puro amor. Não é verdade que a palavra de Deus nos afirma que uma mulher cercará um homem (Jr 31,22b)?

Então, Maria é a circunferência e o Senhor Jesus é o centro. Por isso, toda graça vinda do trono da glória divina nos vem pelo centro; mas, para chegar até nós passará pela circunferência.

Como se pode concluir, nossa Senhora e mãe nossa é a constante intercessora para a Igreja e para seus filhos e filhas. Por isso, São Francisco de Sales dizia que um pedido de Maria a seu Filho Jesus, é mais que uma súplica, é, na verdade, uma ordem! É, certamente, por tudo isso que a Santa Igreja Católica considera Maria como a medianeira de todas as graças divinas.
05. Pode-se dizer que Maria, sendo esposa de José, é também esposa do Espírito Santo?
Claro que sim! Maria é esposa do Espírito Santo, porque foi por virtude do Espírito de Deus que dela nasceu Jesus (Lc 1,31), o Filho do Deus Altíssimo (Lc 1,35). Isto não seria um caso de bigamia, visto que Deus é o gerador da vida. O homem é apenas instrumento do Todo-poderoso para perpetuar a espécie humana sobre a terra. Nesse sentido, pode-se ler:
“Mas a todos os que o receberam, Deus lhes deu o poder de se tornarem filhos de Deus aos que crêem no seu nome” (Jo 1,12).
06. Por que chamamos Maria de Virgem Santíssima?
Além de a virgindade ser sinal de pureza para nós, era também um exigência profética com relação à Maria.
Façamos uma analogia entre o que o Gênesis diz de Rebeca, esposa de Isaac, e o que Isaías diz de Maria:
“Era uma donzela linda em extremo, e uma virgem formosíssima e não conhecida por homem algum” (Gn 24,16a).
“Uma virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel” (Is 7,14b).
Maria é Santíssima, além de virgem, porque é cheia de graça (Lc 1,28) e sem mancha do pecado (Gn 3,15; 6,3; Ct 4,7). Se no seu seio repousou o Filho do Pai Eterno, ela é, com certeza, mais santa do que todos os anjos e santos.
07. Que mais se pode dizer sobre os atributos da Virgem Santíssima?
a) É modelo de vida espiritual, reverenciado em toda a Igreja, na celebração dos mistérios divinos.
“Maria conservava todas estas coisas, meditando-as em seu coração” (Lc 2,19).
b) É, também na Igreja, riquíssimo modelo de fé e de união com Cristo.
“Bem-aventurada a que acreditou, porque se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas” (Lc 1,45).
c) É virgem que sabe escutar e acolher com fé a palavra de Deus.
“Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).
d) É a testemunha de si mesma diante de todos os acontecimentos da encarnação do Verbo de Deus.
“O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus” (Lc 1,30).
e) É modelo de vida de oração, sempre à escuta do Senhor. “Magnificat” (Lc 1,46-55).
f) É.modelo de Mãe bondosa e cheia de amor, que intercede, constantemente, por seus filhos menores junto a Jesus.

“Faltando vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Não têm mais vinho” (Jo 2,3).
g) É modelo de oração nos cenáculos dos grupos, quando nos reunimos para orar.

“Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres e com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (At. 1,14).
h) É virgem mãe que, agraciada por Deus, gerou na terra o Filho do Altíssimo.
“O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus” (Lc 1,35).
i) É para nós modelo de vida de fé, aceitação e confiança, a exemplo de seu sim a Deus.
“Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).
j) É a virgem oferente, que, ao pé da cruz, traspassada de dor e sofrimentos, ofereceu seu filho ao Pai, Dele recebendo, por intermédio de seu Jesus, o grande encargo de Mãe da Igreja e de toda a humanidade.

“Jesus, vendo Sua mãe e junto dela o discípulo que ele amava, disse a Sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí a tua mãe. E, desta hora em diante, a levou o discípulo para sua casa” (Jo 19,26-27).
                                                    QUESTIONÁRIO PARA REFLEXÃO E APROFUNDAMENTO
08. Como aconteceu o anúncio à Virgem Maria e que saudação lhe fez o anjo do Senhor?

Evangelho de S. Lucas – Cap. 1, Vers. 26-28.
09. Depois da saudação, que mensagem o Anjo Gabriel transmitiu à Virgem Maria?

Evangelho de S. Lucas – Cap. 1, Vers. 30-33 .
10. Que tipo de esclarecimento Maria pediu ao anjo, e o que Gabriel complementou sobre o assunto?

Evangelho de S. Lucas – Cap. 1, Vers.34-35 .
11. Que palavras disse Mara ao anjo Gabriel quando aceitou a vontade de Deus em sua vida?

Evangelho de S. Lucas – Cap. 1, Vers. 38
12. Que visita importante a Virgem Maria fez, depois que concebeu pelo poder do Espírito Santo?

Evangelho de S. Lucas – Cap. 1, Vers. 39-40
13. Que saudação Isabel fez a Maria ao recebê-la em sua casa?

Evangelho de S. Lucas – Cap. 1, Vers. 42-45
14. Que oração de exultação e alegria a Virgem Maria proclamou, em ciência e profecia, diante de Isabel?

Evangelho de S. Lucas – Cap. 1, Vers. 46-55

 
15. Em que cidade e local a Virgem Maria deu à luz seu Filho primogênito?

Evangelho de S. Lucas – Cap. 2, 4-7
16. Na oportunidade do nascimento de Jesus, que boa-nova o anjo do Senhor anunciou aos pastores naquela noite?

Evangelho de S. Lucas – Cap. 2, Vers. 10-12
17. Que atitude teve Maria diante de todos os acontecimentos e testemunhos dos pastores?

Evangelho de S. Lucas – Cap. 2, Vers. 19
18. Que disse o profeta Simeão a Maria, depois de ter abençoado a Sagrada Família?

Evangelho de S. Lucas – Cap. 2, Vers. 34-35
19. O que disse Maria aos serventes, nas Bodas de Caná, depois de instar junto a Jesus sobre a falta de vinho?

Evangelho de S. João – Cap. 2, Vers. 5

20. Antes de morrer, na cruz, Jesus nos deu Sua mãe como nossa mãe e mãe da Igreja. Que palavras o Senhor Jesus proferiu, nesse sentido, à Virgem Maria e ao apóstolo amado?

Evangelho de S. João – Cap. 19, Vers. 26-27
21. Depois da ascensão do Senhor, em que local a Virgem Maria foi novamente repleta do Espírito Santo, juntamente com os apóstolos do Senhor Jesus?

Atos dos Apóstolos – Cap. 1, Vers. 13-14
João C. Porto
Obs.: Este Curso de Introdução à Bíblia Sagrada se encontra na nossa apostila – 1992.

Um comentário: