terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Vida no Espírito Santo


“E vivo, mas já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim. E a vida (sobrenatural) com que eu vivo agora na carne, vivo-a da fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2,20 = Vulgata).

O princípio das operações do Espírito Santo em nossa vida é sermos possuído por ele. Pois, quando o buscarmos de todo o coração, ele se deixará encontrar por nós. Assim, enquanto ele nos possui, nós o possuímos numa posse mútua, pois ele nos foi dado por Deus, em o nome do Senhor Jesus Cristo, a fim de que a caridade do seu amor fosse difundida largamente em nossos corações.

“A esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).

Quando recebemos o batismo do Espírito Santo, na Igreja do Senhor, tornamo-nos templos de Deus, e o Espírito santo habita em nós. Esta é uma certeza cristalina de que pelo batismo recebemos a graça e o dom do Espírito Santo. Pela presença do Espírito Santo em nossa alma, também a presença do Pai e do Filho, em nosso ser mais íntimo e profundo, porquanto o Espírito Santo é o amor de Deus em nossas vidas.

Então, que os batizados, cada um busque conhecer, urgentemente, o doce hóspede de sua alma. E, ao encontrar-se com ele - tesouro do seu coração - ele e você tornar-se-ão obra do amor de Deus; porque, na medida em for possuido, o possuirá, e já não haverá mais distinção, porque ambos será fogo do mesmo braseiro.

Como explicar isso? Uma barra de ferro, por si mesma, não pode fazer a obra que o fogo faz. Mas se a colocarmos no fogo, dentro de pouco tempo ela será da cor do fogo; isto é, será fogo do fogo. Veja, embora sejam duas coisas diferentes, agora, é fogo e ambas se possuem mutuamente. Então, o ferro abrasado fará a obra de purificação, porque está no fogo que o transformou em fogo, igualmente.

Viver no Espírito Santo é assim, deixar-se possuir por ele, sob sua condução amorosa, até que ele se deixe ser, livremente, possuído por nós, a fim de que todos sejamos servos evangelizadores, de cura e libertação.

“Todos aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus” (Rm 8,14. 16)

“Inteligência te darei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; fixarei em ti os meus olhos” (Sl 31,8 = Vulgata).

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário