quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

As Perfeições de Deus


As Perfeições de Deus

O Senhor, nosso Deus, Deus de Israel, Deus de Abraão, de Isaac e Jacó, é o único Senhor. Ele é um Espírito perfeitíssimo, eterno e santíssimo, criador do céu e da terra e de tudo o que neles há.

Suas perfeições são incontáveis e suas qualidades não têm limites.

Desde o princípio da criação, principalmente, a partir dos povos mais antigos, como os semitas, da linhagem de Noé, na medida em que o experienciavam, através de suas manifestações sobrenaturais e as cognições interiores dos corações quedados sob a ascese da devoção, não somente deram vários nomes ao Criador, mas, também, através dos livros sagrados, a diversidade de suas perfeições e/ou atributos à sua personalidade.

Como já nos referimos acima, Deus, na verdade, é um Espírito perfeitíssimo e eterno.

Pelo que temos lido na Bíblia Sagrada, seria o bastante e suficiente se dizer: “Deus é perfeitíssimo e eterno!”. Entretanto, os estudiosos da palavra de Deus registram as perfeições mais significativas do Criador; relativamente às criaturas e, bem assim, aos filhos e filhas de Deus.

Na realidade, são cinco os atributos e/ou perfeições do Senhor, nosso Deus:

1. Unicidade – qualidade do que é único.

“Tu foste testemunha de tudo isso para que reconheças que o Senhor é Deus, e que não há outro fora dele” (Dt 4,35).

“Sabe, pois, agora, e grava em teu coração que o Senhor é Deus, e que não há outro em cima no céu, nem embaixo na terra” (Dt 4,39).

“Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Dt 6,4).

“Eu sou o Senhor, sem rival, não existe outro Deus além de mim” (Is 45,5a).

“Vós sois minhas testemunhas, diz o Senhor, e meus servos que eu escolhi, a fim de que se reconheça e que me acreditem e que se compreenda que sou eu. Nenhum Deus foi formado antes de mim, e não haverá outro depois de mim” (Is 43,10).

2. Simplicidade – Qualidade do que é simples, sem composição.

“Do meio do fogo o Senhor falou. Ouvistes o som de suas palavras, mas não víeis, no entanto, nenhuma forma” (Dt 4,12).

“Egípcio é homem e não Deus, seus cavalos são carne e não espírito” (Is 31,3a).

“Vinde e vede um homem que me contou tudo o que tenho feito. Não seria ele, porventura, o Cristo?” (Jo 4,29).

3. Ubiquidade – Qualidade de quem está ao mesmo tempo em todo o lugar.

“Com efeito, o Espírito do Senhor enche o universo. E ele, que tem unidas todas as coisas, ouve toda voz” (Sb 1,7).

“Poderá um homem se ocultar de tal modo que eu não o veja? – Oráculo do Senhor. Porventura não enche minha presença o céu e a terra? – Oráculo do Senhor” (Jr 23,24).

4. Eternidade – Qualidade do que é eterno (incriado).

“Abrão plantou um tamariz em Bersabéia e invocou ali o nome do Senhor, Deus da eternidade” (Gn 21,33)

“O Senhor reinará eternamente e além da eternidade” (Ex 15,18).

“Levanto para o céu a minha mão e digo: tão certo como eu vivo eternamente” (Dt 32,40).

5. Imutabilidade – Qualidade do que não muda, nem possui qualquer sombra de vicissitude.

“Deus não é homem para mentir, nem alguém para se arrepender. Alguma vez prometeu sem cumprir? Por acaso falou e não executou?” (Nm 23,19).

“Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima, descendem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem mesmo aparência de instabilidade” (Tg 1,17).

Outras expressões que correspondem aos atributos do Senhor, nosso Deus, El Shadday:

“ONI”, do latim, significa: “Em tudo”.

Assim, pois, registramos, abaixo, outras expressões que correspondem às perfeições e/ou atributos do Todo-poderoso Deus de Israel.

ONIPOTENTE – Que pode tudo, Todo-poderoso – um dos atributos de Deus.

“A Deus nenhuma coisa é impossível” (Lc 1,37).

“Jesus olhou para eles e disse: “Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível” (Mt 19,26)”.

“Olhando Jesus para eles, disse: “Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível” (Mc 10,27)”.

“Respondeu Jesus: “O que é impossível aos homens é possível a Deus” (Lc 18,27)”.

ONIPRESENTE – Está presente em tudo, em todos os lugares.

“Em todo o lugar estão os olhos do Senhor, observando os maus e os bons” (Pr 15,3).

ONICIENTE – Ciência universal absoluta. Deus é a própria “ciência”; isto é, conhecimento ilimitado.

“Não as imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais” (Mt 6,8).

“Deus vos conhece os corações” (Lc 16,15).

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário