quarta-feira, 2 de março de 2016

Exortação a Vida Interior



Exortação a Vida Interior.

Cross-with-love_pt.gif
1. O Reino de Deus está dentro de vós, disse o Senhor. Deixa este mundo miserável e tua alma encontrará descanso.
Aprende a desprezar as coisas exteriores, aplica-te às interiores e verás como vem a ti o Reino de Deus.
Porque o reino de Deus é paz e alegria no Espírito Santo, que não é concedido aos ímpios.
Cristo virá a ti, trazendo-te suas consolações, se lhe preparares, no interior, uma digna morada. Toda a sua glória e formosura está no interior da alma e só aí ele se compraz.
Amiúde visita o homem interior, com doce colóquio, suave consolação, abundante paz e admirável familiaridade.
2. Eia! Alma fiel prepara teu coração para esse esposo, para que se digne vir a ti e em te morar.
Porquanto ele disse: “Se alguém me ama guardará a minha palavra, a ele viremos e nele faremos nossa morada”.
Dá, pois, lugar a Jesus e a tudo mais fecha a porta.
Se possuis a Cristo és rico e de nada mais precisas.
Ele será teu ecônomo e fiel procurador em todas as coisas, de modo que não hajas mister de esperar nos homens.
Com efeito, os homens mudam num instante e falam facilmente; Cristo, porém, permanece sempre e, firme, nos assiste até o fim.
3. Não se deve depositar grande confiança no homem fraco e mortal, embora seja útil e estimado; nem se deve cair em grande tristeza se, às vezes, nos for adverso ou contrário.
Os que hoje estão contigo, amanhã podem estar contra ti; mudam muitas vezes, como o vento.
Põe em  Deus tua confiança; seja ele o teu amor e temor; responderá por ti e fará o que melhor te convier.
Não tens aqui morada permanente e onde quer que estejas serás estrangeiro e peregrino; e, se não estiveres, intimamente, unido a Cristo, em lugar algum encontraras repouso.
4. Porque olhas em roda de ti, se não é este o lugar de teu descanso?
Deve ser no céu a tua habitação e, como de passagem, devem ser olhadas as coisas da terra.
Todas passam e tu, igualmente, passarás com elas.
Toma cuidado que não te apegues a elas, a fim de que não te prendam e te percam.
Esteja no altíssimo o teu pensamento e, sem cessar, a tua oração se dirija a Cristo.
Se não sabes contemplar coisas sublimes e celestes, detém-te na paixão de Cristo e, de boa vontade, abriga-te em suas divinas chagas.
Porque, se te refugiares devotamente nessas chagas e em seus preciosos estigmas, grande conforto experimentarás nas tribulações e pouco te darás no desprezo dos homens e, finalmente, sofrerás as palavras dos maldizentes.
5. Cristo também foi desprezado neste mundo pelos homens e abandonado, entre opróbios, em extrema necessidade, pelos amigos e desconhecidos.
Quis sofrer e aviltado e tu ousas ainda queixar-te de alguém!
Cristo teve inimigos e detratores, tu queres que todos sejam amigos e benfeitores!
Como poderá ser coroada a tua paciência, se não te sobrevier alguma adversidade?
Se não queres sofrer alguma contrariedade, como serás amigo de Cristo?
Sofre com Cristo e por amor de Cristo, se queres reinar com Cristo.
6. Se uma vez ao menos entrasses no coração de Jesus, e experimentasses um pouco de seu ardente amor, não farias caso de comodidades ou incômodos; antes te alegarias com as injúrias recebidas; pois o amor de Jesus faz com que o homem se despreze a si mesmo.
Quem ama a Jesus e leva, verdadeiramente, vida interior, está livre de afetos desordenados; pode facilmente, voltar-se para Deus, elevar-se em espírito acima de si mesmo e fruir de suave repouso. 
7. Aquele que julgam as coisas pelo que elas são e não segundo o dizer ou pensar alheio, é verdadeiramente sábio, instruído mais por Deus que pelos homens.
Quem sabe viver recolhido dentro de si mesmo, tendo em pouco as coisas exteriores, não escolhe lugares nem espera tempo para se entregar aos exercícios de piedade.
Depressa se recolhe o homem interior; porque jamais se entrega de todo, às coisas sensíveis.
Não o estorvam as ocupações exteriores nem o trabalho, às vezes, necessário, porque se acomoda com as coisas, conforme sucedem.
Quem está, interiormente, bem disposto e ordenado, não cogita dos feitos perversos ou famosos dos homens.
Tanto uma pessoa se distrai, quanto mais se envolve com as coisas exteriores.
8. Se fosses reto e puro, todas as coisas concorreriam para o teu bem e proveito.
O motivo dos teus descontentamentos e frequentes atribulações é que não morrestes ainda, perfeitamente, para ti mesmo, nem te desapegaste das coisas terrenas.
Nada contamina e embaraça tanto o coração humano quanto o amor desordenado das criaturas.
Se renunciares às consolações exteriores, poderás contemplar as coisas celestes e gozar, muitas vezes, da alegria interior.


Este estudo foi tirado das folhas 107 a 112 do Livro Segundo – “Imitação de Cristo” – Autoria de Tomás de Kempis - 16 Edições Paulinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário