terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Infinito Amor





Amor Infinito

espirito-santo.jpgO Espírito Santo é o amor infinito que procede do Pai e do Filho. Ele se nos dá, possui-nos e se deixa possuir por nós, para iluminar o espírito do homem e aquiescer-lhe o coração, pela sua presença inefável; e ali, como nosso mais puro, simples e humilde hóspede, ensinar-nos todos os segredos divinos necessários, pelos quais nos conduzirá, até mesmo, ao gozo, no sofrimento.

Creio que é por isso que Sta. Teresa de Lisieux pôde exclamar: “No mundo encontrei a alegria e a felicidade, mas somente na dor”.

Assim, a alegria que brota da dor e que o Espírito Santo extrai para consolo do nosso coração, não é a alegria do mundo, mas a perfeita alegria; a alegria que do coração de Deus só existe nos corações que amam verdadeiramente e, na sua vontade, correspondem ao sublime amor eterno.

Diz-nos D. Luis M. Martinez que o Paráclito, não apenas é o amor, mas o único que pode envolver de alegria a dor, o único que pode extrair  do próprio seio da dor.

O que nos é preciso  para desfrutarmos das consolações do Divino Espírito?

a) Termos um coração dilatado na entrega, na humildade, na fé, na posse e no amor.

Is 60,5-6:- Essa visão tornar-te-á radiante; teu coração palpitará e se dilatará, porque para ti afluirão as riquezas do mar, e a te virão os tesouros das nações. Serás invadida por uma multidão de camelos, pelos dromedários de Madiã e de Efá; virão todos de Sabá, trazendo ouro e incenso, publicando os louvores do Senhor.

II Cor 6,13:- Correspondei-me com igual ternura. Falo como a meus filhos; também vós outros abri largamente os vossos corações.

b) Temos um espírito purificado e santificado.

Mt 5,8:- Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

Hb 12,14:- Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a Santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor.

c) Termos uma alma ardente no amor, porque a vida é fruto do amor infinito e misericordioso do Pai Eterno.

I Pd 1,22-23:- Em obediência à vontade, tendes purificado as vossas almas para praticardes um amor fraterno sincero. Amai-vos, pois, uns aos outros, ardentemente e do fundo do coração. Pois fostes regenerados não duma semente corruptível, mas pela palavra de Deus, semente incorruptível, viva e eterna.

Assim, quanto mais entrarmos em estado de perfeição, mais viveremos as virtudes e dons, e pouco a pouco nosso coração e nosso espírito experimentarão o estado do enlevo e das consolações.

Rm 15,4-5:- Ora, tudo quanto foi escrito, foi escrito para a nossa instrução, a fim de que, pela perseverança e pela consolação que dão as escrituras, tenhamos esperança.

No entanto, sabemos que o Espírito Santo consola a todos na dimensão  da simplicidade do amor de cada um de seus filhos e filhas. Não há um parâmetro específico, porque o parâmetro é o próprio amor, que em tudo se basta e completa na perfeição de si mesmo.


João C. Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário