sábado, 26 de dezembro de 2015

A Quem Temeremos?



A Quem Temeremos!...

espirito-santo.jpg




   O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei? O Senhor é o protetor da minha vida, de quem terei medo? (Sl 26,1).

Na verdade, tudo temos e podemos em Jesus Cristo.

“Tudo posso naquele que me conforta”. (Fl 4,13).

Ora, o Senhor Jesus Cristo é tudo pra Mim!... 

(No livro de cânticos da Renovação Carismática católica, encontramos este cântico):

“Jesus Cristo é tudo pra mim!...(x)
Jesus Cristo é tudo pra mim!...(x)

Ele é o tesouro que tenho,
Guardado em meu peito,
Ele é tudo pra mim!... (x).

                 2

Jesus Cristo é tudo pra mim!... (x)

Ele é o tesouro perfeito,
Que trago em meu peito,
Ele é tudo pra mim!... (x).

Quem confia no Senhor será sempre vitorioso! Davi, em quarenta anos de reinado, dirigindo o povo de Deus, não perdeu uma única batalha.
Ora, o que o Senhor, nosso Deus, falou acerca do seu servo Davi?

“Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará todas as minhas vontades”. (At 13,22).

Assim, são três os protótipos de nossa Salvação: “Abraão, Davi e o Senhor Jesus Cristo, Filho do pai Eterno”.

Na verdade, tudo temos e podemos em Jesus Cristo.

Fl 4,13:- Tudo posso naquele que me conforta.

Pr 16,9:- O coração do homem dispões o seu caminho, mas é o Senhor quem dirige seus passos.

Para sermos filhos de Deus, devemos ser guiados pelo Espírito Santo.

Rm 8,14:- Pois todos os que são conduzidos pelo Espírito Santo são filhos de Deus.

Na verdade, somos filhos de Deus!...

Gl 4,6:- A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!”.

Rm 8,15:- Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai!

É D. Luís M. Martinez que nos diz que o Espírito Santo, depois do consolo da união, dá-nos o consolo da esperança.
Como se dará isto?

É São Paulo que nos ensina:

Ef 1,13-14:- Nele também vós, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação no qual tendes crido, fostes selados com o selo do Espírito Santo que fora prometido, o qual é o penhor da nossa herança, para a redenção do povo adquirido (por Cristo) em louvor da sua glória.

Ora, o que é o penhor?

É o que se dá em garantia da promessa. Algo mais sublime e mais valioso.

Qual é o gozo da esperança?

É a alegria interior que experimentamos e vivemos, em virtude da presença do Espírito Santo em nossos corações. É ele que nos capacita em confiança e certeza das realizações prometidas.

Hb 11,1:- A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê.

Qual é, então o penhor de nossa herança?

É o Espírito Santo!...

Dessa forma, temos a alegria da espera, porque com firma a certeza de tudo que nos foi prometido; do penhor que é infinitamente superior e da herança que, pela fé em Jesus Cristo, Senhor e seu amor, vislumbramos.

Abraão alegrou-se com as promessas de Deus.

Gn 12,3:- Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoares; todas as famílias da terra serão benditas em ti.

Além de o Espírito Santo ter tantas consolações e nos consolar de tantas maneiras diferentes, porque é amor e, só o amor consolável, temos de falar em mais uma consolação, por ser muito especial:

É a consolação da dor!...

A princípio é paradoxal se pensar em consolo na dor; contudo, só Deus, do seio da dor... Contudo só Deus pode, do seio da dor, extrair a alegria em forma de consolo absoluto.

Diz-nos D. Martinez que a única coisa que consola na dor é o amor.

Por que é, então, que o amor consola até mesmo na dor?

Porque o amor é o único Dom que pode envolver a dor e extrair a alegria da vitória.

Rm 8,35.38-39:- Quem nos separará, pois, do amor de Cristo? 38: Estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as virtudes, nem as coisas presentes, nem as futuras, nem a força 39: nem a altura, nem a profundidade, nem nenhuma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Jesus Cristo nosso Senhor.

O amor de Deus é “firme e invencível”. Ele é absolutamente grande de mais para que possamos compreendê-lo no todo.

O amor é o único que torna leve o que é pesado (Mt 11,29-30); o amor em nós é o único sentimento que dá sabor ao que é amargo. Não existe nada mais doce e excelente do que o amor. Quando ele chega ao coração é semelhante a luz que dissipa as trevas , a água que mata a sede e o pão que conforta o faminto. Por isso existe, ainda que na dor, algo infinitamente maior que nos pode consolar, porque ele é o próprio Deus que tomou as nossas dores para nos comunicar o gozo do amor, a consolação dos corações que se abrem para Deus, porque de Deus veio a vida, e esta é maior do que a dor e a morte, porque é fruto do amor.

“O Espírito de Deus me criou, e o sopro do Todo-poderoso me deu vida” (Jó 33,4).

Diz-se que a formula perfeita do amor nos corações dos degredados filhos de Eva é a alegria que do seio da dor brota com esta expressão: amo-te até a morte, porque sinto que é a doçura do meu coração e minha herança eterna.

JCP/jcp.





































quem 


































temeremo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário