quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Mediação Universal de Maria


Mediação Universal de Maria


maria_640_4801.gifA mediação universal de Maria é o fato de que todas as graças e favores que Deus nos concede vêm por meio de Maria.

O magistério ordinário da Igreja exprimiu-se de modo claro e inequívoco sobre essa afirmação. Diz a Encíclica OCTOBRI MENSE (de 22.09.1891) do Papa Pio XIII: “Absolutamente nada nos é comunicado, Deus assim o tendo estabelecido, senão por meio de Maria”.

01. Como provar pela Sagrada Escritura a mediação universal de Maria?

a) Por meio de Maria, OS PASTORES (Lc 2,8-14) e OS REIS MAGOS (Mt 2,11) encontraram Jesus.

Lc 2,16:- Foram a toda pressa, e encontraram Maria, José e o menino deitado na manjedoura.

Mt 2,11:- E entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, lhe ofereceram  presentes (de) ouro, incenso e mirra. 

b) Por meio de Maria, São Simeão e Santa Ana profetizaram:

Lc 2,29-32:- Agora, Senhor, podes deixar o teu servo partir em paz, segundo a tua palavra. Porque os meus olhos viram a tua salvação, que preparaste em favor de todos os povos: Luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo.

Lc 2,38:-Aparecendo nessa mesma ocasião, pôs-se a louvar a Deus e a falar do Menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.

c) Por meio de Maria, santificou-se S. João Batista.

Lc 1,44:- “Porque, logo que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, o menino saltou de alegria no meu ventre”.

b) Por meio de Maria creram os apóstolos.

Jo 2,11:- Este primeiro milagre, fê-lo Jesus em Caná da Galileia, e manifestou sua glória, e seus discípulos creram nele.

e) Por meio de Maria, os Apóstolos ficaram cheios do Espírito Santo.

At 1,14:- E todos unidos pelo mesmo sentimento, entregavam-se assiduamente à oração, em companhia de algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus e de seus irmãos.

02. Nenhuma linha pode sair do centro de um circulo sem passar primeiro pela circunferência. Assim, de Jesus, que é o centro, graça alguma chega até nós sem antes passar por Maria que o encerra, desde que o recebeu em seu puríssimo seio.

Jr 31,22:- “Até quando te debilitarão as delícias, filha vagabunda? Porque, eis que o Senhor criou uma coisa nova sobre a terra: Uma mulher cercará um homem”.

03. Todo aquele que desejar obter a graça do Espírito Santo, busque a flor em sua hoste, isto é, Jesus em Maria.

a) Is 11,1:- Brotará uma vara do tronco de Jessé, e um rebento brotará das suas raízes.

b) Cântico dos cânticos – Cap. 2,1: “Eu sou a flor do campo e a açucena dos vales.

04. Quem quer o fruto deve também querer a árvore. Quem, portanto, quer a Jesus, deve procurar Maria.

Lc 1,42:- Erguendo a voz, exclamou: “Bendito és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”.

05. É bom notar que Jesus, proclamando explicitamente a Virgem Santíssima MÃE ESPIRITUAL DOS HOMENS, esteve promulgando implicitamente a universal mediação de Maria na distribuição de todas as graças sobrenaturais.

Jo 19,26-27:- “Jesus vendo sua Mãe e junto dela o discípulo que ele amava, disse a sua Mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí a tua Mãe. E, desta hora por diante, a levou o discípulo para sua casa”.

06. A Graça Incriada (O Senhor, que é a fonte das graças) é maior que as graças criadas (favores do Senhor, as graças da “fonte”.) Ora, quem concede o maior, concede também o menor. Maria é a Mãe da Graça, MÃE DA DIVINA GRAÇA.

a) Eclesiástico – Cap. 24, Versículo 25: “Em mim há toda graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude”.

b) Hebreus – Cap. 4, Vers. 16: “Aproximemos, pois, confiadamente do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e de encontrar graça, para sermos socorridos em tempo oportuno”.

07. A presteza com que Maria, vencendo a velocidade dos serafins, socorre sempre a seus filhos, é comparável com AS ASAS DE ÁGUIA da Escritura.

(Livro do Apocalipse – Cap. 12, Vers. 14): “mas foram dadas à mulher duas asas de uma grande águia, a fim de voar para o deserto, ao lugar do seu retiro, onde é sustentada por um tempo, por dois tempos e por metade de um tempo, fora do alcance da serpente”.
08. Segundo Sto. Anselmo (+ 1109), a Virgem Maria se antecipa com seu auxílio aos desejos de sua proteção. Que texto bíblico Sto. Anselmo aplicou a Maria para fundamentar sua proposição?

(Sabedoria – Cap. 6, Vers. 13/Vulgata 14): “Ela antecipa-as aos que a desejam, de tal sorte que se lhes patenteia primeiro”.

09. Maria é verdadeiramente a nossa medianeira, e isto em dois sentidos:

a) Primeiro, uma MEDIAÇÃO GERAL, ao lado do Mediador, que é Jesus, na obra de nossa reconciliação com Deus, de nossa santificação e de nossa salvação.

(Apocalipse – Cap. 12, Vers. 2): “Estava grávida, e clamava com Dores de parto e sofria fortemente para dar a luz”.

b) Segundo, uma MEDIAÇÃO PARTICULAR, entre Jesus e os homens, para dar-nos Jesus, e com Jesus dar-nos todas as graças da Redenção.

(Evangelho de João – Cap. 2, Vers. 3): “Faltando o vinho, a Mãe de Jesus disse-lhe: não têm vinho”.

Finalmente, conclua com suas palavras o que pensa sobre Maria, Medianeira de todas as graças!...


Pe. Pedro Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário