domingo, 18 de outubro de 2015

Igreja Católica.


                      A Igreja do Senhor é Católica.

JesusCrucificado_e1.JPGAchamos que há muita gente de enfoque teológico estranho, que altera o verdadeiro sentido da palavra que Deus nos ensinou desde quando de nossos primeiros pais. Na verdade, o Senhor, nosso Deus, único Deus universal, nos instrui que não deveremos, jamais, acrescentar nem retirar nada a palavra que Ele nos deu e que, por isso, nos intima vive-la com fidelidade.

“Não acrescentareis nada ao que hoje vos prescrevo e nada retirareis, mas cumprirás os mandamentos do Senhor, vosso Deus, exatamente como vos prescrevo” (Dt 4,2).

“Gravai, pois, as minhas palavras no vosso coração e no vosso pensamento; atai-as aos vossos braços como um símbolo, e trazei-as como filatérias entre os vossos olhos”. (Dt 11,18).

Ora, o Senhor Jesus edificou o ou não a sua Igreja? Alguns dizem, infelizmente, que o Senhor Jesus não edificou nenhuma Igreja sobre a terra. Essa afirmação, de alguns grupos religiosos, me deixa triste.

O problema é que o Senhor Jesus Cristo sempre fez fielmente a vontade do Pai Eterno e, tudo quanto falou ou realizou, fê-lo conforme o Pai o ensinou, colocando sempre a palavra no seu coração e em seus lábios.

“O que me despreza e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que eu anunciei essa o julgará no último dia. Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou; ele mesmo me prescreveu o que devo dizer e o que devo ensinar. E eu sei que o seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que eu digo, digo-as como meu Pai me disse”. (Jo 12,48-50).

Como o Senhor Jesus edificou sua Igreja sobre a terra: Jesus foi para a região de Cesaréia de Filipe e interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem diz os homens que é o Filho do homem? Eles responderam: Uns dizem que é João Batista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou alguns dos profetas (Dt 18,15). Jesus Disse-lhes: E vós quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, filho de Deus vivo. Respondendo, Jesus disse-lhe: Bem-aventurado és, Simão filho de Jonas, porque não foi à carne e o sangue que to revelou, mas meu Pai que está nos céus. E eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus; e tudo o que desatares sobre a terra, será desatado também nos céus.

Ora, aqui, o Senhor Jesus edificou sua Igreja na pessoa do apóstolo Pedro e lhe conferiu poderes. Mas é exatamente, em Mt 18,17-20 que o Senhor Jesus Cristo estendeu essa graça a todo o corpo diretivo de sua Igreja.

Qual a dúvida? A mim me parece que muitos não querem aceitar que o apostolo Pedro seja denominado como o primeiro Papa da Igreja Católica e Apostólica, cuja sede se encontra em Roma, porque, maldosamente se apegam ao tempo de Constantino, quando a Igreja do Senhor saiu do anonimato, tornando-se Religião oficial; isto é, reconhecida oficialmente, na sua universalidade de Igreja Católica; pois, esta Igreja nos vem desde os apóstolos do Senhor Jesus Cristo; sendo o apóstolo Pedro o seu primeiro Papa. A propósito, todos sabem o que significa a palavra Papa!... “Petrus Apostolum Princeps Apostolorum = Pedro Apóstolo Príncipe dos Apóstolos = PAPA, isto é, o Bispo que dirige, em nome da Trindade Santíssima, In Porsona Cristi, a “Igreja Uma Santa Católica e Apostólica” (Concílio Ecuménico de Calcedónia, em (em 8 de outubro a 1 de Novembro de 541).

É evidente que o Senhor Jesus Cristo deu ao apóstolo Pedro o Pastoreio de Sua Igreja. (Jo 21,15-19).

Ora, é verdade que a Igreja do Senhor é o conjunto harmônico e bem disposto, que cresce nos corações de seus filhos e filas, todos criados e movidos pelo Espírito Santo, na unidade do amor do Pai e do Filho (Rm 8,14.16), até formar um templo santo no Senhor, conforme S. Paulo nos ensina (Ef 2,19-22).

João C. Porto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário