domingo, 8 de setembro de 2013

Deus nos Ensina e Capacita

Só Deus Ensina e Capacita


    Todo aquele que ama a Deus e permanece no seu amor, Deus permanece nele e ele em Deus.

   “Todo aquele que proclama que Jesus Cisto é o filho de Deus, Deus permanece  nele e ele  em Deus” (I Jo 4,15).

   Aqueles que se aproximam de Deus serão ensinados pelo Espírito de Deus, grandes e pequenos; o Senhor apagará suas faltas e se esquecerá de seus pecados.

   “Sempre sou eu quem deve apagar tuas faltas, e não mais me lembrar de teus pecados” (Is 43,25)

   Ora, Deus parece que tem a memória   curta, mas não é verdade!... Na realidade, Ele vê tudo de todas as coisas, conhece tudo e nada lhes é despercebido. Deus conhece e alcança tudo, do Alfa ao Ómega de sua eternidade e além da eternidade!...

   “O Senhor reinará eternamente, e além da eternidade” (Ex 15,18 = Vulgata).


   Aos seres inteligentes – anjos, homens e mulheres –, o Senhor, nosso Deus, ensina toda a sabedoria da verdade integral (Jo 16´13); aquela que corresponde ao clarão da luz eterna, ao esplendor da sua glória; isto é, ao espelho sem mácula da majestade divina. (Sb 7,26 = Vulgata).

   “Mas eis a aliança que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Imprimirei a minha lei nas suas entranhas, escrevê-la-ei nos seus corações, serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Ninguém ensinará mais o seu próximo, nem o seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior, diz o Senhor; porque perdoarei as suas faltas, e não mais me lembrarei de seus pecados.” (Jr 31,33-34; Is 43,25).

   Hoje, sob a nova economia dos tempos messiânicos, não é diferente!... Deus nos ensina por múltiplas maneiras, do jeitinho que só ele sabe ensinar:

- Pelo Espírito do seu entendimento, para que possamos compreender – “Intus-Legere” – o que o Senhor nos fala através do profundo das verdades reveladas.

- Pelo Espírito de sua sabedoria para que possamos, pela ciência, julgarmos das coisas divinas.

- Pelo Espírito de seu conselho para que possamos, prudentemente, regular e dispor os nossos atos.

- Pelo Espírito de sua fortaleza para que possamos vencer todo e qualquer perigo.

- Pelo Espírito de sua ciência para que possamos jugar das criaturas, segundo o aconselhamento, à luz da prudência, que se faz necessário.

- Pelo o Espírito de sua piedade para que possamos regular e dispor nosso relacionamento com os demais.

- Pelo Espírito de temor de Deus para que sejam moderados em nós os ímpetos desordenados de nossas concupiscências (sentidos).

   Tudo isso porque somos templos de Deus, onde habita o seu Espírito!...

   “Não sabeis que sois templos de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado – e isto sois vós”. (I Cor 3,16-17).

   Por esta citação de são Paulo, podemos imaginar que se trata do íntimo mais  profundo de nossos corações; mas, na verdade, até o nosso corpo é templo do Espírito Santo. Assim, não há nada de nós mesmos que nos pertença, pois somos inteiramente do Senhor, nosso Deus. (Dt 18,13).

“Ou não sabeis que vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus, e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo” (I Cor 6,19-20).

   Assim, somos ensinados por Deus, através do seu Espírito de graça e de plenitude, diante do trono da graça, Jesus Cristo, onde encontramos misericórdia e graças para o momento oportuno.

   Ora, não nos esqueçamos, jamais, de que o Senhor Jesus Cristo é o protótipo de nossa perfeição e que, por isso, devemos andar como ele andou. (I Jo 2,6).

   “Porque vós sabeis que não é por bens perecíveis, como a prata e o ouro, que tendes sido resgatados da vossa vã maneira de viver, recebida por tradição de vossos pais, mas pelo precioso sangue de Cristo” (I Pe 1,18).

   Assim, “A exemplo da santidade daquele que vos chamou sede, também, vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos porque, eu, o Senhor vosso Deus, sou santo (Lv 11,44)”.


           João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário