quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Dons Preternaturais


DONS PRETERNATURAIS
Dons preternaturais são dons que nossos primeiros pais – Adão e Eva – possuíram antes do pecado original.  A finalidade destes dons era preservar o homem e a mulher da queda do pecado.
Quais são os dons preternaturais que se conhecem? 
1)    Imortalidade;
2)    Impassibilidade;
3)    Integridade;
4)    Imunidade  da ignorância.
 Pelo Dom da Imortalidade o homem não estava sujeito à morte corporal. Certamente, ele retornaria a presença do Criador, de onde veio; mas, por arrebatamento ou como um sono, isto é, sem dor, como a Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa também.
“Ora, Deus criou o homem para a imortalidade, e o fez à imagem de sua própria natureza. Foi por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio prová-la-ão” (Sb 2,23-24).
“Pela fé foi arrebatado Henoc deste mundo, para que não visse a morte, e não foi encontrado, visto que Deus o tinha arrebatado, porque antes desta transladação, teve o testemunho de ter agradado a Deus” (Hb 11,5).
Desse modo, tendo Deus arrebatado Henoc, sem que conhecesse a morte, por que não a Virgem Imaculada Mãe do Senhor e nossa Mãe?
Concordâncias bíblicas:
“O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente” (Gn 2,7).
“Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Vós não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais” (Gn 3,3).
“Sua existência é uma censura às nossas ideias; basta sua vista para nos importunar” (Sb 2,14).
“Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram” (Rm 5,12).
“Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6,23).
O Dom da impassibilidade, antes do pecado original, nos isentava da dor e do sofrimento; quer dizer, fomos criados no amor e para o amor, fonte de  justiça, misericórdia e fidelidade, onde não há fronteiras, nem dor e nem morte, mas vida plena em Deus.
Pelo Dom preternatural da integridade nos defendia de forma intrínseca e extrínseca, sufocando e, por isso, defendendo-nos dos ímpetos desordenados das concupiscências da carne, dos olhos e da soberba da vida. (I Jo 2,15-17).
Finalmente, pelo Dom preternatural da imunidade da ignorância, correspondia vivermos na presença de Deus, que, a partir do Éden interior, nos ensinaria tudo quanto nos seria necessário conhecer; pois, Ele vinha sempre ao nosso encontro, sob o frescor da brisa, depois do meio dia, para nos ensinar de tudo quanto nos era necessário.
 “Eis que ouviram o barulho dos passos do Senhor Deus que passeava no jardim, à hora da brisa da tarde” (Gn 3,8a).
Pelos Dons Preternaturais estaríamos sempre na presença do Senhor, nosso Deus, e dele aprenderíamos tudo, e receberíamos o quando nos seria necessário para aprender e viver, eternamente, diante do seu divino olhar.
“Vou te ensinar, dizeis, vou te mostrar o caminho que deves seguir, fitando em ti os meus olhos”      (Sl 31,8).
“Ora, nós não rebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou” (I Cor 2.12).
       João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário