quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Na Idade Completa de Cristo


               Na  Idade Completa de Cristo


   Desejo pensar que penso sempre, no que se nos intui ao coração sob o influxo do Espírito Santo; na graça e na fé que nos salvou (Ef 2,8) em Jesus Cristo, nosso único Senhor (Fl 2,11).
   Na verdade, somos santificados pelo Espírito Santo, através dos Dons (Is 11,2) e dos carismas; isto é, serviços (I Cor 12,8-10).
   A santificação de nossa alma realiza-se, intrinsecamente, no íntimo mais íntimo e profundo, o núcleo central da vida; isto é, nossos corações, onde se opera, sob o ascese devocional da fé, da esperança e da caridade, o Reino de justiça, de paz e alegria do Espírito Santo; o templo santo onde habita Deus.

   “Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. É nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor. É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus” (Ef 2,19-22).

   “Vós sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus”. O senhor Jesus Cristo nos tirou da morte do pecado e, pelo Espírito de vida, transportou-nos ao Reino de justiça, de misericórdia e fidelidade no Espírito Santo, concedendo-nos a cidadania dos santos, inserindo-nos ao seio da misericórdia do seu amor, como membros da unidade divina.

   Que nos ensina o apóstolo Paulo: “De agora em diante, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo. A lei do Espírito de vida me libertou, em Jesus Cristo, da lei do pecado e da morte”. (Rm 8,1-2).

   Que lei é esta? A lei mosaica, que revelou ao homem a dimensão do pecado, que o pode conduzir à morte eterna.

   Estes são os que, pela aquiescência à graça de Deus e as moções infinitas do Espírito Santo, estão inseridos na estatura de homem feito, segundo a maturidade da idade completa de Cristo. (Ef 4,13).

   Ora, entre outros conceitos, tenho desejado, ardentemente, inserir numa página, o que trago, por longo tempo, guardado no secreto do meu coração!... Trinta e três anos é a maturidade da idade perfeita de Cristo... Então, na ressurreição dos mortos, os que forem arrebatados aos céus terão a mesma maturidade da idade do Senhor Jesus; o que significa dizer que, no céu, todos terão a mesma idade; pois, desde o batismo na Igreja, todos foram revestidos de Cristo e, por isso, será cristo de Cristo, com a idade divina e eterna, de trinta três anos, a perfeição da Trindade Santíssima; três vezes santa!...

   “Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo. Já não há judeu ou grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois, todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3,27-28).

   “Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma, e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade” (Ef 4,23-24).

   “Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor” (Hb 12,14)

“   Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus!” (Mt 5,8).


João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário