quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Renovação da Alma


Renovação da Alma


   Quem já imaginou... Alguém que fosse riquíssimo, que não conhecesse nem visse a sua riqueza e que, por isso, seja tão pobre e andasse com trajes de mendigo, batendo de porta em porta, pedindo alguma coisa para comer e teto para repousar? Vemos nessa situação todos os que não buscam o Senhor Deus de Abraão, de Isaac e Jacó; o Deus de Israel, Senhor Javé.

   Todas estas, semelhantes, pessoas, ainda que tenha, na imaginação, uma ideia da incomensurável herança eterna que lhes está reservada nos céus, infelizmente, não a levam em consideração, visto que vivem  no mundo e não em Deus. Tais pessoas, embora, diante de tanta fartura, morrem de inanição, porque não conhecem onde estão os celeiros do pão místico do banque divino, o pão vivo que desceu do céu para a salvação do mundo, nem, tampouco, o caminho que os pode levar às fontes das águas da vida; trazem no coração, pelo batismo na Igreja do Senhor Jesus  Cristo (Mt 16,18-19), o diamante, a pérola preciosa (Mt 13,45-46), o espelho sem mácula da Majestade Divina, o esplendor da glória eterna no céu. ´´E, ainda, como nos fala o Senhor Jesus Cristo, a respeito do homem que passava no campo e descobriu um grande tesouro: escondeu-o e, vendendo tudo o que possuía, comprou o campo, para que o tesouro lhe pertencesse.

   "Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" (Mt 16,24).

   Ora, aqui na terra, no campo de nossos corações, podemos, através de nossas faculdades espirituais, sob a luz dos Dons do Espírito Santo e suas divinas moções, viver dos carismas, da fé que opera pela caridade, das perfeições do seu amor e, se me permitem dizer, sob o esplendor da visão beatífica, que só a teremos no céu, pela qual veremos a Deus face a face, encontraremos, no interior, o autor da vida, o Senhor Jesus Cristo, a pérola preciosa  no céu e na terra.

   Será que não têm ouvidos para escutar nem olhos para ver? O que impede ao homem ou à mulher de encontrar em si mesmo, a imagem viva e perfeita do Criador?

   O que nos diz o sofrido Jó? “Meus ouvidos tinham escutado falar de ti, mas agora meus olhos te viram. É por isso que me retrato, e arrependo-me no pó e na cinza” (Jó 42,5-6).

   Entretanto, ainda que tenham – e/ou tenhamos – a   ideia do mundo vindouro, não pedem – e/ou pedimos – ao Senhor da vinha, uvas para comer, não as buscam e, nem se quer batem – e/ou batemos – à  porta estreita, a fim de que possam entrar no caminho da vida. (Mt 7,13).

   "Se ouvirdes a minha voz e abrires a porta, entrarei em sua casa e cearemos juntos, eu com ele e ele comigo" (Ap 3,20).

   - Quem somos nós? Criaturas de Deus; filhos e filhas do Pai eterno, seres inteligentes, obra do Criador, para povoar o mundo, cultivar a terra e encontra-lo, ainda que às apalpadelas, já que Deus, além de nos “amar com amor eterno e constante”, “não está longe de cada um de nós”.

   “Ele fez nascer de um só homem todo o gênero humano, para que habitasse sobre toda a face da terra. Fixou aos povos a ordem dos tempos e os limites de sua habitação. Tudo isso para que procurem a Deus e se esforcem por encontra-lo como que às apalpadelas, pois na verdade ele não está longe de cada um de nós. Porque é nele que temos a vida, o movimento e o ser, como até alguns dos vossos poetas disseram: Nós somos também de sua raça...” (AT 17,26-26).

   Necessitamos de renovação da alma, a fim de estarmos na paz e na santidade do Senhor Jesus Cristo. (Hb 12,14).

   "Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus" (Mt 5,8).

   Nestes dias em que vivemos, muito parecidos com os últimos dias do final dos tempos, devemos buscar o Senhor, nosso Deus, de todo o espírito, de toda alma e de todo o nosso ser; o que significa dizer: de todo o coração!... Não há desculpa:

   “Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores, mas põe o seu prazer na lei do Senhor, e nela medita dia e noite” (Sl 1,1-2).

   O que Deus nos fala através do profeta Jeremias?

   “Bem conheça os desígnios que mantenho para convosco – oráculo do Senhor –, desígnios de prosperidade e não de calamidade, de vos garantir um futuro e uma esperança. Vós me invocareis e vireis suplicar-me, e eu vos atenderei. Vós me procurareis e me haveis de encontrar, porque de todo o coração me fostes buscar”. (Jr 29,11-13).

   “Invoca-me, e eu te atenderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignoras” (Jr 33,3).

    “Deus contemplou a sua obra, e viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

   Ora, o que é boníssimo, aos olhos do Criador, é bem-acabado e perfeito em seu amor.
Deus criou o céu e a terra e tudo quanto neles há. No céu e na terra, criou os seres inteligentes:

   - No céu, Deus criou os seus anjos!

   “Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?” (Hb 1,14).

- Na terra, Deus criou o homem e a mulher! “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”. (Gn 1,26ª).

   “Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher”. (Gn 1,27).

   “O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente” (Gn 2,7).

   “Ora, Deus criou o homem para a imortalidade, e o fez à imagem de sua própria natureza” (Eclo 2,23).

   Assim, a imagem de Deus, que está em nosso corpo, é viva, perfeita e eterna. Não consigo pensar diferente!...

   Que tal descermos ao íntimo do coração sob a luz da graça e encontrarmos o tesouro de justiça, de paz e alegria no Espírito Santo? Não dá mais para vivermos na miséria deste mundo, sem tomarmos conhecimento do quanto somos ricos em Deus!

“O vencedor herdará tudo isso; e eu serei o seu Deus, e ele será meu filho” (Ap 21,7)

“Ao vencedor concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono” (Ap 3,21).

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário