domingo, 18 de novembro de 2012

A Vida da Vida


Vida da Palavra de Deus

O primeiro homem foi feito da terra (Gn 2,7), modelado por Deus, e, infundido nele Seu sopro de divino.
“O Espírito de Deus me fez e o sopro do Todo Poderoso me deu vida” (Jó 33,4).
Da costela do homem Deus fez a mulher (Gn 2,22) e, por isso, somos todos descendentes desse primeiro casal, visto que seu matrimônio foi abençoado pelo próprio Criador.
“Abençoando-os, Deus disse-lhes: crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se movem na terra” (Gn 1,28).
Ora, como podemos observar, a bênção matrimonial é uma consagração divina.
“Ele” fez nascer de um só homem todo o gênero humano, para habitar em toda a face da terra; fixou a ordem dos tempos e os limites de sua habitação, a fim de que os homens procurem a Deus e se esforcem por encontra-lo, mesmo às apalpadelas, embora ele não se encontre longe de cada um de nós. É nele, realmente, que vivemos nos movemos e existimos como também o disseram alguns dos vossos poetas: “pois nós somos também da sua estirpe” (At 17,25-28).
Todavia, pelo pecado original, o homem tornou-se infiel ao Criador, cujo mal se estendeu as gerações seguintes.
“Com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus” (Rm 3,23).
Ora, como nos ensina São Paulo, o homem feito da terra é terreno, mas aquele que veio do céu é celestial.
“O primeiro homem, tirado da terra, é terreno; e qual o homem celestial, tais os homens celestiais” (I Cor 15,47-48).
Assim, como do homem terreno foi feito a mulher, e daí as gerações vindouras, veio, também, da mulher pura; isto é, concebida sem pecado; porquanto, santa e imaculada – pois, no seio de sua mãe, Ana – passou pela redenção preservativa, no sangue do Cordeiro –, o homem celestial que Deus Pai enviou ao mundo; o segundo Adão, para a missão salvífica do seu povo.
“Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados” (Mt 1,21).
Foi Ele, Jesus Cristo, o Filho Unigênito do Deus Altíssimo, que nos resgatou da morte do pecado, que ressuscitou e está sentado à direita de Deus Pai, no Seu trono.
“Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus levará com Jesus os que nele morreram” (I Ts 4,14).
“Ao vencedor concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai, no seu trono” (Ap 3,21).
“O vencedor herdará tudo isso; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho” (Ap 21,7).
A palavra de Deus nos dá essa segurança da fidelidade suprema de Seu Filho Jesus Cristo, o Senhor. (Fl 2,5-11).
Assim sendo, o Senhor Jesus está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus, tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou; pois Deus o constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas, e tudo sustenta, o universo inteiro, com o poder da sua palavra. (Hb 1,1-8).
Assim, é dele e em seu nome que aguardamos, na esperança, a herança reservada aos santos. (Ef 1,18).
Finalmente, compreende-se que, do homem celestial, Jesus Cristo, pelo Espírito Santo que o fez no seio da Virgem Santíssima, está sendo formada a nova geração do povo de Deus; isto é, a geração dos ressuscitados, cujas primícias são dEle mesmo; pois teremos que ser, em Cristo Jesus, filhos e filhas de Deus (Rm 8,14.16.26-27); e, consequentemente, pelo que percebemos no coração, superiores aos anjos; mas, exclusivamente, por méritos do Senhor Jesus Cristo, nossa salvação, ressureição e glória.
“Então, um dos anciãos falou comigo e perguntou-me: “Estes que estão revestidos de vestes brancas, quem são e de onde vêm”? Respondi-lhe: “Meu Senhor, tu o sabes”. E ele me disse: “Estes são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro” (Ap 7,13-14).

João C. Porto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário