segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Creio em Jesus Cristo


                                           Creio em Jesus Cristo

   01. Qual é a Boa Notícia?

   Evangelho da Salvação!

   Deus enviou seu Filho Unigênito ao mundo, por amor, para que todo o que crê nele não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3,16)

   Jesus Cristo nos veio no princípio da plenitude dos tempos.

   “Mas, quando chegou à plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, feito da mulher, feito sob a lei, a fim de que remisse aqueles que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos” ( Gl 4,4-5).

   A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: “Aba, Pai!” (Gl 4,6).

   02. Deus visitou o seu povo.

   “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo, e suscitou um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo” (Lc 1,68-69).

   Na verdade, ele, o Senhor nosso Deus, suscitou uma força para nos salvar, na casa de seu servo Davi, conforme anunciou pela boca de seus santos.

   “Na tua descendência, todas as gerações da terra serão abençoadas” (Gn 12,3b).

   O anjo do Senhor disse a José: “Ela dará à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1,21).

   03. Jesus Cristo veio de Deus e sabia que voltaria para Deus.

   “Sabendo que o Pai tinha posto em suas mãos todas as coisas, que saíra de Deus e ia para Deus” (Jo 13,3).

   04. Jesus nasceu do céu.

   “Ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu, o Filho do homem que está no céu” (Jo 3,13).

   O Senhor Jesus veio na carne, isto é, o Verbo de Deus como fonte de sabedoria nos céus e na terra. Ao tornar-se carne, armou a sua tendo no meio de nós, principalmente nos corações daqueles que o acolhem com fé, esperança e amor.

   “Nisto se conhece o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo se encarnou é de Deus” (I Jo 4,2).

   Ora, todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graça. (Jo 1,16)

   Assim, ninguém poderá dizer “Senhor Jesus”, senão (movidos) pelo Espírito Santo:

   “Todo aquele que o Pai me dá, virá a mim; e o que vem a mim, não o lançarei fora” (Jo 6,37).

   “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou, o não atrair; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,37).

    Exemplo

   “Respondendo Simão Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo” (Mt 16,16).

   Desse modo, não podemos deixar de anunciar a Cristo, Senhor; nem tampouco, de proclamar as coisas que vimos e ouvimos.

   Chamaram-nos e ordenaram-lhes que absolutamente não falassem nem ensinassem em nome de Jesus. Responderam-lhes Pedro e João: julgai-o vós mesmos se é justo diante de Deus obedecer a vós mais do que a Deus. “Não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido” (At 4,19-20).

   05. Porque agora cremos em Jesus Cristo, cujas riquezas são insondáveis.

   “A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios as riquezas incompreensíveis de Cristo” (Ef 3,8).

   Porque “eu declaro-vos, irmãos, que o Evangelho, que tem sido pregado por mim, não é segundo o homem, porque não o recebi nem aprendi de homem, mas por revelação de Jesus Cristo” (Gl 1,11-12).

   06. Como se processam em nós as riquezas oriundas de Jesus Cristo.

   “A mim, o mais insignificante dentre todos os santos, coube-me a graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo, e a todos manifestar o desígnio salvador de Deus, mistério oculto desde a eternidade em Deus, que tudo criou. Assim, de ora em diante, as dominações e as potestades celestes podem conhecer, pela Igreja, a infinita diversidade da sabedoria divina, de acordo com o desígnio eterno que Deus realizou em Jesus Cristo, nosso Senhor. Pela fé que nele depositamos, temos plena confiança de aproximar-nos junto de Deus. Por isso vos rogo que não desfaleçais nas minhas tribulações que sofro por vós: elas são a vossa glória” (Ef 3,8-13).

   07. Como anunciar a Cristo, em quem cremos nossa fé e esperança no amor que procede do Pai e do Filho.

   “Na verdade tudo isso tenho por perda perante o eminente conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor, pelo qual renunciei todas as coisas e as considero como esterco, para ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não com a minha justiça que vem da lei, mas aquela que nasce da fé em Cristo; a justiça que vem de Deus pela fé” (Fl 3,8-9).

   Vem de Jesus Cristo pela palavra de vida (Rm 8,1-2), todo o conhecimento, cujo poder do Espírito Santo nos impulsiona ao anúncio do Evangelho da Salvação.

   O nosso “Sim” da fé em Jesus Cristo deverá ser semelhante ao “Sim” de Maria Santíssima, Mãe do Senhor e nossa também; um abandono incondicional nas mãos de Deus que tudo pode, e a confiante certeza de vitória; sem, contudo, avaliar as consequências do amor.

   08. Creio em Jesus Cristo que, em hebraico, quer dizer: “Deus Salva”.

   “Ela dará à luz um filho ao qual porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1,21).

   Assim, o nome “Jesus” já exprime em si a missão salvífica para a qual veio ao mundo.

   “assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão” (Is 55,11).

09. Jesus Cristo é mediador da salvação do homem.

   “Não há salvação em nenhum outro, porque, sob o céu, nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4,12).

   10. Em Jesus Cristo, Deus Pai quer que todos os homens se salvem.

   “Em verdade, isto é bom e agradável diante de Deus nosso salvador, o qual quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (I Tm 2,3-4).

   - O que é agradável diante de Deus?

   “Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ação de graças por todos os homens, pelo rei e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranquila, com toda a piedade e honestidade” (I Tm 2,1-2)

   “Com efeito, há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, que é Jesus Cristo homem, o qual se deu a si mesmo para a redenção de todos: (tal é o) testemunho (dado por Deus) no tempo devido” (I Tm 2,5).

   Obs.; Oração a Jesus Cristo para todos os momentos do dia:

   “Jesus Cristo, Filho de Deus Pai; Senhor tende piedade de mim, pecador!”

   11. Creio em Jesus Cristo.
   “Cristo” vem do grego e do termo hebraico “Messias”, que quer dizer “O Ungido”.

    Na verdade, o Messias deveria ser ungido pelo Espírito Santo.

   “Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, espírito de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e de piedade; e será cheio do espírito do temor de Deus” (Is 11,2).

   12. Creio que o Senhor Jesus Cristo veio ao mundo para fazer a vontade de Deus Pai; isto é salvar o seu povo, dos pecados. (Mt 1,21).

   “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (Jo 6,38).

   Assim, o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. (Mt 20,28).

João C. Porto







Nenhum comentário:

Postar um comentário