domingo, 31 de julho de 2011

Aos Casais da Igreja do Senhor Jesus Cristo


ECC – MISSÃO EVANGELIZADORA NA IGREJA

A Igreja é de Deus, por isso, tudo o que acontece de santo e bom vem do céu, isto é, do Senhor (Pai, Filho e Espírito Santo):

“O homem não pode receber coisa alguma, se lhe não for dada do céu”. (Jo 3,27 – Vulgata)

“Toda a dádiva excelente e todo dom perfeito vem do alto e descende do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem sombra de vicissitude”. (Tg 1,17 – Vulgata )

E na Igreja, “o que governa será como o que servo”(Lc 22,26)

1. Essa missão nos mostra, em primeiro lugar, a Igreja como a Grande Família de Deus. Família de simplicidade!... Como se conhece, composta de homem e mulher, ambos comprometidos com a verdade que liberta (Jo 8, 32.36), com o espírito de fé (Hb 11,6), com o espírito de esperança (Rm 5,5), com o espírito de caridade (Cl 3,14), com o espírito de humildade e mansidão (Mt 11,29) e com o Espírito de Justiça, misericórdia e fidelidade (Mt 6,33; 23,23b; Lc 6,36). É o pouco, mas necessário, que o Senhor Jesus Cristo nos pede.

É São Paulo que nos fala:

“Já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. É nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor. É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus. ( Ef 2,19-22 )”

2. Mostra-nos, ainda, que todo o casal, como Igreja doméstica, principalmente da RCC e do ECC deverá estar revestido de Cristo:

“Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo.” (Gl 3,27)

3. É por essa razão que o Espírito Santo está eternamente em cada casal que vive sob o temor Deus - o temor de Deus se estabelece nos corações pelo amor filial e o horror ao pecado - conseqüentemente, em toda a família.

O que o Senhor Jesus garantiu aos seus apóstolos e discípulos?

“Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito (Advogado, Consolador), para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.” ( Jo 14,15-17 )

4. Porque cada casal com Cristo, pelo Batismo que recebeu na Igreja, deverá estar marcado com o selo do Espírito Santo (Ef 4,30):

“Nele também vós, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, o Evangelho de vossa salvação no qual tendes crido, fostes selados com selo do Espírito Santo que fora prometido, que é o penhor da nossa herança, enquanto esperamos a completa redenção daqueles que Deus adquiriu para o louvor da sua glória” ( Ef 1,13-14 ).

5. Porque, também, todos os casais com Cristo deverão ser conduzidos pelo Espírito de Deus: (Rm 8,14. 16.26-27)

6. Porque, dos vossos corações que crêem em Jesus, conforme diz as Escrituras, do seu interior, jorrarão rios de água viva! (Jo 7,37-38).

7. Porque os que estão com Cristo, andarão como ele andou: ( I Jo 2,6 ).

8. Porque, finalmente, na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica sereis capacitados por Deus ( II Cor 3,5 ), inclusive para realizardes as mesmas obras que o Senhor Jesus, nosso Senhor, realizou: ( Jo 14,12-14 ).

Visão Global: At 17,26-28 e Col 1,15-23.

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário