terça-feira, 1 de setembro de 2015

Sejamos novos de novo



Vida Nova

espirito-santo.jpgVida nova é a vida dos convertidos ao nome do Senhor Jesus Cristo, conforme as promessas divinas féis e verdadeiras. É como nos ensina o discípulo amado: “Aquele que diz que está nele (Jesus) deve andar como ele andou” (I Jo 2,6). Por isso andam como Jesus e com Jesus; em tudo vivem, e tudo fazem como ele vive e faz, sempre com ele, por ele e para ele; porque ele tem cuidado de vós (I Pd 5,7).

“Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. E a vida (sobrenatural) com que eu vivo agora na carne, vivo-a da fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2,20).

Exemplo e testemunho

Ora, a exemplo do Senhor Jesus, todos os cristãos, como Igreja, devem viver na fé e na caridade do amor. São servos do Deus Altíssimo, guerreiros, prontos e dispostos, para restaurar as tribos de Jacó e converter os restos depreciados de Israel (Is 49,6), porque Deus nos restabelece em novidades, engraçados nele, para sermos a luz das nações (At 26,17-18), a fim de que sejamos as testemunhas do Senhor Jesus, enviadas por ele, até as extremidades da terra. (At 1,8).

“Arrependei-vos e convertei-vos, mudai de vida e mentalidade, porque está próximo o reino dos céus (Mt 3,2)”.

Vida de arrependimento e Conversão.

A vida nova nos vem do arrependimento de nossos pecados (At 3,19), passa pela conversão das trevas à luz, resgatados do poder de satanás para Deus, através da  Regeneração do batismo do Espírito Santo. (Tt 3,4-7): Mas um dia apareceu a bondade de Deus, nosso salvador, e o seu amor para com os homens. E, não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, ele nos salvou mediante o batismo de regeneração e renovação, pelo Espírito Santo, que nos foi concedido em profusão, por meio de Cristo, nosso salvador, para que a justificação obtida por sua graça nos torne, em esperança, herdeiros da vida eterna. Assim faz-nos penetrar pela porta estreita do caminho da fé perseverante em nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 7,13), conduzidos pelas mãos generosa da esperança que, pacientemente tudo alcança e, finalmente, proteja-nos sob a nuvem luminosa da transfiguração, onde pela beatitude da graça santificante e pelas força das virtudes da caridade do amor inconfundível, poderemos ver o Senhor, inclusive cearmos juntos (Ap 3,20), saboreando os frutos do ágape da vida, sempre alegres, na paz e no diálogo com o Todo- poderoso (Elshaddai) e Senhor dos que creem em seu Filho, Jesus Cristo.

Uma nova criatura

O apóstolo Paulo nos diz que “se alguém está em Cristo é uma nova criatura”. (II Cor 5,17). Assim, todos aqueles que estão salvos pela graça de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus (Ef 2,8), recebem o perdão de seus pecados (At 10,43) e, por isso, andam em novidades de vida, conduzidos pelo Espírito Santo, pois todos estes são filhos e filhas de Deus. (Rm 8,14).

O apóstolo Paulo nos diz que “se alguém está em Cristo é uma nova criatura” (II Cor 5,17). Assim, todos aqueles que estão salvos pela graça de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus (Ef 2,8), recebem o perdão de seus pecados (At 10,43) e, por isso, andam em novidades de vida, conduzidos pelo Espírito Santo, de Deus; pois, todos estes são filhos e filhas de Deus. (Rm 8,14). Na verdade, estes, que já experimentam a preciosidade do Dom celestial e vivem nas virtudes e nos carismas do Espírito Santo, que agora os guiam e os ordenam na caridade do amor, são novas criaturas em nosso Senhor Jesus Cristo.

Comparação de vida nova.

A que poderemos comparar a vida nova? Assemelha-se a uma semente que germina e brota do seio da terra, na forma de árvore nova. Observe-se que a semente para germinar, morre, deixando para trás o estado de vida anterior, renascendo em forma de vida absolutamente nova. Agora, para que cresça, tornando-se adulta e dê frutos, precisa dos cuidados culturais, até que se torne uma árvore frondosa e, por isso, possa dar frutos novos, em harmonia com a natureza que a gerou e a acolhe em seu seio profundo de mãe. De certa forma acontece conosco quando, pela graça e a fé em Cristo Jesus, renunciamos, inclusive a nós mês mesmos, tomamos cada dia a nossa cruz e, imediatamente, seguimos ao 

Senhor Jesus Crieto. (Lc 9,23). “Renovai-vos, pois, no espírito do vosso entendimento, e, revesti-vos do homem novo, criado segundo Deus, na justiça e na santidade verdadeira” (Ef 4,23-24)


Novo Nascimento.

O Senhor Jesus nos ensina, através do diálogo com Nicodemos que, quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus, e isso é o que o Senhor Jesus nos ensina (Jo 3,3).

Como vive o homem novo.

O homem novo vive o mistério da Santíssima Trindade: Contempla o filho de Deus no seio do Pai Eterno tomando o ser (Sl 2,7); vive o mistério da encarnação, contemplando o Filho de Deus no seio de Maria, vindo ao mundo (Jo 1,14); e, finalmente, mistério da Eucaristia, contemplando o Filho de Deus no seio da Igreja, permanecendo entre nós. (Mt 28,20). Ora, quando se diz no seio da Igreja, entende-se em nossos corações: pois somos a Igreja viva do Senhor.
Vida nova é também fruto da vivência e da prática da palavra de Deus. É isso o que o Senhor Jesus, em outras palavras, nos passa aos corações.

“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as observa, será semelhante ao homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha”. (Mt 7,24).

A nova criatura em Cristo tem a palavra refinada, a partir do gosto da sabedoria divina (Jr 15,16) e, no coração, a profunda alegria de sua salvação.

O homem novo é, sem dúvida, um amigo do Senhor Jesus (Jo 15,14), um profeta da palavra da família de Deus. (Ef 2,19-20)a serviço do Evangelho da salvação e membro


João C. Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário