sábado, 16 de março de 2013

Tripé da Revelação


Tripé da Revelação
São três as vias da revelação divina na Igreja do Senhor Jesus Cristo.
a) As Sagradas Escrituras:
“Toda a Escritura, divinamente inspirada por Deus, é útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, todo homem de Deus se torna perfeito, apto e capacitado para toda boa obra” (II Tm 3,16-17).
Assim, todo homem e toda mulher de Deus estejam preparados e capacitados para ensinar a sã doutrina, instruídos e capacitados por Deus.
“Vós mesmos sois a nossa carta, escritas em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Não há dúvida de que vós sois uma carta de Cristo, redigida por nosso ministério e escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, em vossos corações. Tal é a convicção que temos, em Deus por Cristo” (II Cor 3,2-4).
Ora, é Deus que capacita seus filhos e filhas!
“Não que sejamos capazes por nós mesmos de ter algum pensamento, como de nós mesmos. Nossa capacidade vem de Deus. Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra e sim a do Espírito, pois a letra mata, mas o Espírito vivifica”. (II Cor 3,5-6).
Desse modo, o Senhor, nosso Deus, em o nome glorioso do seu Filho, Jesus Cristo, quer que sua doutrina esteja, profundamente, guardada em nossos corações, a fim de que possamos ensinar o que é justo, santo e perfeito aos seus olhos.
- Guardar as suas palavras dentro de nossos corações e de nossas almas, a fim de que possamos anuncia-las segundo a Sua vontade.
“Gravai, pois, profundamente em vosso coração e em vossa alma estas minhas palavras; prendei-as às vossas mãos como um sinal, e levai-as como uma faixa frontal entre os vossos olhos” (Dt 11,18).
“Não ajuntareis nada a tudo o que vos prescrevo, nem tirareis nada daí, mas guardareis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, exatamente como vos prescrevi” (Dt 4,2).
“Presta atenção às minhas palavras, aplica teu coração a minha doutrina, porque é agradável que as guardes dentro de teu coração e que ela transborde em teus lábios” (Pr 22,17-18=Vulgata).
“E se alguém ama a justiça, seus trabalhos são virtudes; ela ensina a temperança e a prudência, a justiça e a fortaleza: não há ninguém que seja mais útil aos homens na vida” (Sb 8,7).
b) O magistério da Igreja.
“Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganhado teu irmão. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, dize-o a Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano. Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desliardes sobre a terra será também desligado no céu” (Mt 18,15-18).
Como observamos, cabe a Igreja o ensino de toda a doutrina relativamente à palavra de nossa  salvação!
Entretanto, não é somente no Antigo Testamento que podemos observar estas prescrições!
- O que, no Novo Testamento, nos prescreve o Senhor Jesus Cristo, autor da vida?
“Ide, pois, e ensinai todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” ( 28,19-20).
Obs.: E como tem gente ensinando, apenas em parte, as prescrições deixadas pelo Autor da vida!... (At 3,15).
c) A Sagrada Tradição.
“Assim, pois irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos – a tradição – que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa. Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus, nosso Pai, que nos amou e nos deu consolação eterna e boa esperança pela sua graça, consolem os vossos corações e os confirmem para toda boa obra e palavra” (II Ts 2,15-16).
Ora, viver sob a Sagrada Tradição é andar como o Senhor Jesus andou (I Jo 2,6).

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário