quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O Credo nos Salmos


O Credo nos Salmos

01. Creio em Deus...
“É esse o Deus que fez o céu e a terra, o mar e tudo o que eles contêm; que é eternamente fiel à sua palavra, (Sl 145,6)”.
02. E em Jesus Cristo...
“Vou publicar o decreto do Senhor”. Disse-me o Senhor: “Tu és meu filho, eu hoje te gerei” (Sl 2,7).
03. Que foi concebido do Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria.
“São milhares e milhares os carros de Deus: do Sinai vem o Senhor ao seu santuário” (Sl 67,18). 
“Porque o Senhor escolheu Sião, ele a preferiu para sua morada” (Sl 131,13).
04. Padeceu sob Poncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado...
“Sim, rodeia-me uma malta de cães, cerca-me um bando de malfeitores. Traspassaram minhas mãos e meus pés: poderia contar todos os meus ossos” (Sl 21,17-18).
“Puseram fel no meu alimento, na minha sede deram-me vinagre para beber” (Sl 68,22).
05. Desceu à mansão dos mortos e ressuscitou ao terceiro dia,
“Porque vós não abandonareis minha alma na habitação dos mortos, nem permitireis que vosso Santo conheça a corrupção” (Sl 15,10).
“Já sou contado entre os que descem à tumba, tal qual um homem inválido e sem força. Meu leito se encontra entre os cadáveres, como o dos mortos que jazem no sepulcro, dos quais vós já não vos lembrais, e não vos causam mais cuidados” (Sl 67,5-6).
“Eu, que me tinha deitado e adormecido, levanto-me, porque o Senhor me sustenta” (Sl 3,6).
“Ao menos vós, Senhor, tende piedade de mim; erguei-me, para eu lhes dar a paga que merecem” (Sl 40,11).
“Se me ponho a conta-los, são mais numerosos do que a areia. Quando desperto ainda estou contigo” (Sl 138,18 = Vulgata).
06. Subiu ao céu, onde está sentado à direita de Deus...
“que é levado pelos céus, pelos céus eternos: eis que ele fala, sua voz é potente:” (Sl 67,34).
“Subiu Deus por entre aclamações, o Senhor, ao som das trombetas” (Sl 46,6).
“Levantai, ó portas, os vossos dintéis! Levantai-vos, ó pórticos antigos, para que entre o rei da glória! Quem é este rei da glória? É o Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha” (Sl 23,7-8).
07. Donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
“com a presença do Senhor, que vem, pois ele vem para governar a terra: julgará o mundo com justiça, e os povos segundo, a sua verdade” (Sl 95,13).
“diante do Senhor que chega, porque ele vem para governar a terra. Ele governará a terra com justiça, e os povos com equidade” (Sl 97,9).
“Do alto ele convoca os céus e a terra para julgar seu povo:” (Sl 49,4).
“O Senhor, porém, domina eternamente; num trono sólido, ele pronuncia seus julgamentos. Ele mesmo julgará o universo com justiça, com equidade prenunciará sentença sobre os povos” (Sl 9,8-9).
08. Creio no Espírito Santo,
“De vossa face não me rejeiteis, e nem me priveis de vosso santo Espírito” (Sl 50,13).
“Ensinai-me a fazer vossa vontade, pois sóis o meu Deus. Que vosso Espírito de bondade me conduza pelo caminho reto” (Sl 142,10).
“Para onde irei, longe de vosso Espírito? Para onde fugir, apartado de vosso olhar?” (Sl 138,7).
“Se enviais, porém, o vosso sopro, eles revivem e renovais a face da terra” (Sl 103,30).
“Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e pelo sopro de sua boca todo o seu exército” (Sl 32,6).
09. Na Santa Igreja Católica:
“Grande é o Senhor e digno de todo louvor, na cidade de nosso Deus” (Sl 47,2).
“Como nos contaram, assim o vimos na cidade do Senhor dos exércitos, na cidade de nosso Deus; Deus a sustenta eternamente” (Sl 47,9).
“Será dito de Sião: “Um por um, todos esses homens nela nasceram; foi o próprio Altíssimo quem a fundou” (Sl 86,5)”.
“Cantai ao Senhor um cântico novo, ressoe o seu louvor na assembleia dos fiéis” (Sl 149,1).
“Alegre-se Israel em seu criador, exultem em seu rei os filhos de Sião” (Sl 149,2).
“Entrai cantando sob seus pórticos, vinde aos seus átrios com cânticos; glorificai-o e bendizei o seu nome” (Sl 99,4).
“Então, anunciarei vosso nome a meus irmãos, e vos louvarei no meio da assembleia” (Sl 21,23).
10. Na comunhão dos santos.
“Sou amigo de todos os que vos temem e dos que seguem vossos preceitos” (Sl 118,63).
“Jerusalém, cidade tão bem edificada, que forma um tão belo conjunto!” (Sl 121,3).
11. Na remissão dos pecados.
“Então eu vos confessei o meu pecado, e não mais dissimulei a minha culpa” (Sl 31,5).
“Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade. E conforme a imensidade de vossa misericórdia  apagai a minha iniquidade” (Sl 50,3).
“Sim, minha culpa eu a confesso, meu pecado me atormenta” (Sl 37,19).
“Feliz aquele cuja iniquidade foi perdoada, cujo pecado foi absolvido” (Sl 31,1).
“E ele mesmo há de remir Israel de todas as suas iniquidades” (Sl 129,8).
12. Na Ressurreição da carne.
“O Senhor é a minha força e o meu escudo! Por isso meu coração exulta e o louvo com meu cântico” (Sl 27,7).
“Ó Deus, vós sois o meu Deus, com ardor vos procuro. Minha alma está sedenta de vós, minha carne por vós anseia como a terra árida e sequiosa, sem água” (Sl 62,2).
“Se me ponho a conta-los, são mais numerosos do que a areia. Quando desperto ainda estou contigo” (Sl 138,18 = Vulgata).
13. Na vida eterna.
“Como são amáveis as vossas moradas, Senhor dos exércitos” (Sl 83,2).
“Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei contemplar a face de Deus?” (Sl 41,3).
“Mas eu, confiando na vossa justiça, contemplarei a vossa face; ao despertar, irei saciar-me com a visão de vosso ser” (Sl 16,15).
“Vós me ensinareis o caminho da vida, há abundância de alegria junto de vós, e delícias eternas à vossa direita” (Sl 15,11).
“Eles se saciam da abundância de vossa casa, e lhes dais de beber das torrentes de vossas delícias” (Sl 35,9).
“Vossos desígnios me conduzirão, e por fim, na glória me acolhereis” (Sl 72,24).
“Felizes os que habitam em vossa casa. Senhor: aí eles vos louvarão para sempre” (Sl 83,5).
“Exultem os fiéis na glória, alegrem-se em seus leitos” (Sl 149,5).
“A voz do Senhor retorce os carvalhos, desnuda as florestas”. Em seu templo todos bradam: “glória”! (Sl 28,9).

Pe. Pedro Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário