domingo, 20 de janeiro de 2013

Decápole


DECÁPOLE
Decápole (gr. Dekapolis, “dez cidades”). Nome dado ao território situado na Palestina oriental, estendendo-se de Damasco ao N. até Filadélfia ao S. O nome servia para designar uma liga de dez cidades que se formou depois da conquista da Palestina pelos romanos em 63 a.C.
As dez cidades eram helenísticas e a liga provavelmente surgiu não apenas em virtude de sua posição na fronteira com o deserto, mas também como proteção contra a emigração e a agressão judaica. Algumas dessas cidades haviam sido conquistadas por Alexandre Janeu (103-76 a.C).
O território da decápole abarcava várias jurisdições da época e provavelmente não constituía um território unido e contínuo. A liga era uma federação de cidades livres, cada qual com seu território circundante, sob a administração geral do legado romano na Síria. A mais antiga menção literária à Decápole encontra-se no Evangelho.
As cidades também são mencionadas por Josefo e por Plínio, o Velho. Plínio relaciona as seguintes cidades: Damasco, Filadélfia, Rafana, Citópolis, Gadara, Hipos, Dion, Pela, Gerasa e Canata. À exceção de Citópolis, todas essas cidades encontram-se a E. do Jordão.
No século II d.C., Ptolomeu relaciona dezoito cidades, omitindo Rafana, mas incluindo Abia e outras oito. O número de cidades nessas relações não é constante. Alguns estudiosos modernos acham que Abia integrava as dez cidades que originalmente formavam a Decápole.
As pessoas chegavam da Decápole para ouvir Jesus (Mt 4,25) e Jesus operou uma cura milagrosa no território da Decápole (Mc 7,31).
O endemoninhado curado da margem E. do mar da Galiléia foi anunciar Jesus no território da Decápole (Mc 5,29).

Obs.: Cópia fiel do Dicionário Bíblico (Edições Paulinas). Autor: JOHN L. MACKENZIE.

JCP/jcp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário