segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O Poder da Oração


ORAÇÃO DE PODER

Todos os que nascem da vontade de Deus têm o poder de Deus ao seu alcance; porque são templos de Deus, sacrários do Espírito Santo – amor do Pai e do Filho –, que tudo crê tudo espera, tudo suporta e tudo opera, na vontade e poder do Todo-poderoso, Senhor Javé.
“Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo 1,12-13).
Como podemos observar, os que estão no Senhor Jesus Cristo são novas criaturas; pois nasceram da água e do Espírito. (Jo 3,5).
São filhos e filhas de Deus que renovaram sem cessar o sentimento da sua alma, e, por isso, estão revestidos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade. (Ef 4,23-24).
São pessoas, profundamente, amadas de Deus (Rm 1,7), que em o nome do Senhor Jesus Cristo já não se conformam com a secularização dos tempos, mas, transformaram-se pela renovação do seu espírito; isto é, mudaram de vida e de mentalidade; para que possam discernir qual seja a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe é agradável e o que é perfeito. (Rm 12,2).
Na verdade, os verdadeiros filhos e filhas de Deus, vivem na graça e da graça da plenitude do Senhor Jesus Cristo. (Jo 1,16). Têm o coração circuncidado (Rm 2,29), e são autênticos templos do Espírito Santo (I Cor 3,16; 6,19-20).
Todos, eles e elas, pelo batismo, estão revestidos de Cristo (Gl 3,27). E já não são eles que vivem, falam e operam, porque é Cristo neles (Gl 2,20). Por isso, a oração, da fé dessas pessoas é, na verdade, de poder, conforme nos ensina o Senhor e Salvador Jesus Cristo.
“Tudo o que pedirdes com fé na oração, vós o recebereis” (Mt 21,22).
Por isso vos digo: “Tudo o que pedirdes na oração, crendo que o tendes recebido, ser-vos-á dado” (Mc 11,24).
Disse-lhe Jesus: “Se podes alguma coisa!... Tudo é possível ao que crê.” (Mc 9,23)
Convenhamos, irmãos, o poder da oração é a nossa fé! Por isso,  a palavra de Deus nos diz: “Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta amoreia: “Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá.” (Lc 17,6)”.
Existe até um tipo  “midrash” muito interessante: “Um jovem foi ao convento aconselhar-se com um monge sobre a oração de poder”. O monge, ao final de sua catequese, disse ao jovem: “Meu filho, o poder da oração é a nossa fé”! Você está vendo aquele rochedo? Estou, sim, disse o jovem! Então, se você tiver fé e disser aquele rochedo: Vem para cá, ele virá. Nesse instante o rochedo começou a se deslocar em sua direção. Então, o monge disse ao rochedo: “Volte para seu lugar, eu estou dando, apenas, um exemplo!”
Ora, o Espírito Santo nos foi dado gratuitamente!... Ele é a direção amorosa dos filhos e filhas de Deus.    (Rm 8,14.16; Sl 31,8).
“e a esperança não trás engano, porque a caridade de Deus está derramada em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).
“Ora, nós não recebemos o espírito deste mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, para conhecermos as coisas que por Deus nos foram dadas” (I Cor 2,12).
Não é verdade: O homem espiritual julga todas as coisas e não é julgado por ninguém, pois tem o pensamento de Cristo. (I Cor 2,15-16).
Já me disseram: seu João, se a oração daqueles que vivem de fé para fé não é poderosa para alcançar as graças das quais necessitamos, que adianta orar?
Cuidado, doutores da Igreja!... Teólogos, sacerdotes e leigos; vós todos que em canal de televisão dizeis que não há oração de poder!... A grande maioria de pessoas simples e de pouco conhecimento das coisas santas, vivem da fé que cura e liberta e, por isso, os leva a crer no poder de Deus, ou seja, oração forte e de poder dos  corações de quantos  O amam sob o influxo do Temor de Deus. A respeito dessa realidade, o Deus de Israel manifesta-se na oração de poder de seus filhos e filhas amados:
  “Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a sincretizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda. Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: Eis-me aqui!”
Que não sejais culpados da perdição dos pequeninos do Senhor; pois eles creem na oração de poder. Alguns já começaram demonstrar intranquilidade diante do que vós dizeis: “Não existe oração de Poder”!... O Senhor e Salvador Jesus Cristo e seus apóstolos não quebraram o “caniço rachado” nem apagaram a “mexa que ainda fumega”!... Vós, porém, não recebestes o múnus de Cristo? Como sois capazes de pensar diferentemente do pensamento de Cristo?
Vejam o que São Boaventura disse a um dos seus: “Uma velha, pobre e ignorante, pode amar mais a Deus do que o maior de todos os teólogos da Igreja”.
Devemos, pois ter amor aos “pequeninos”, amados do Senhor, e tudo medir e falar com a linguagem do seu entendimento:
“Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: desce do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem mesmo aparência de instabilidade. Por sua vontade é que nos gerou pela palavra da verdade, a fim de que sejamos como que as primícias das suas criaturas. Já o sabeis, meus diletíssimos irmãos:  todo homem deve ser pronto para ouvir, porém, tardo para falar e tardo para se irar; porque a ira do homem não cumpre a justiça de Deus.” (Tg 1,17-20).
Vejamos como o Senhor, nosso Deus, é profundamente bom:
“Eu repreendo e corrijo aqueles que amo. Reanima, pois o teu zelo e arrepende-te” (Ap 3,19)
“Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor” (Jr 17,7).
Porventura não vos lembrais mais do conselho de Gamaliel, no Sinédrio? (At 5,34-40).

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário