sábado, 27 de outubro de 2012

Pecado e Salvação

                                           

                                      Pecado e Salvação
   As palavras “pecado” e “salvação” são profundamente antagônicas; porque a primeira mata o corpo, a alma e o espírito, pela escravidão do pecado (Jo 8,34), a segundo corresponde à redenção liberativa no sangue de nosso Senhor Jesus Cristo:

   “Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé (em Jesus Cristo). Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus”. (Ef 2,8).

   Quando se ouve falar de pecado e salvação, temos que colocar os ouvidos do coração atentos a três realidades íntimas e profundas, relativamente a sabedoria divina da graça que, pela fé em Jesus Cristo, ilumina o profundo do nosso ser, tendo em vista os aspectos relevantes da doutrina celestial.

   - A Deus Pai, que é a verdade eterna.

   Deus é um Espírito perfeitíssimo, santo e eterno, criador do céu e da terra e de tudo o que neles há.

   Deus, na verdade, é uno, isto é, único em três pessoas:

   - O Pai, que é a verdade eterna, a quem a Igreja atribui à obra da criação;

   - O Filho, que é a divina sabedoria no céu e na terra (Eclo 1,5) – fidelidade suprema – o qual nos trouxe a redenção liberativa (Jo 8,32. 36), concedendo-nos gratuitamente o perdão dos pecados, a reconciliação, a ressurreição dentre os mortos e a vida eterna.

   “E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. Quem possui o Filho possui a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (I Jo 5,11-12).

   - O Espírito Santo, amor do Pai e Filho, que é a bondade infinita.

   “O Senhor reinará eternamente, e além da eternidade” (Ex 15,18 = Vulgata).

   “Que é o único que possui a imortalidade e que habita numa luz inacessível, o qual não foi nem pode ser visto por nenhum homem, ao qual seja dada honra e império sempiterno. Amém.” (I Tm 6,16)

   O pecado nos veio através de um querubim, anjo de luz e de conhecimento da ciência de Deus.

   “Eis o que diz o Senhor Javé: “Eras um selo de perfeição, cheio de sabedoria, de uma beleza acabadas”. Estavas no Éden, jardim de Deus, estavas coberto de gemas diversas: sardônica, topázio e diamante, crisólito, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda; trabalhados em ouro. Tamborins e flautas estavam a teu serviço, prontos desde o dia em que foste criado. Eras um querubim protetor colocado sobre a montanha santa de Deus; passeavas entre as pedras de fogo. Foste “irrepreensível em teu proceder desde o dia em foste criado, até que a iniquidade apareceu em ti” (Ez 28,11b-15).

   “Ora, Deus criou o homem para a imortalidade, e o fez a imagem de sua própria natureza. Foi por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio prová-la-ão”. (Sb 2,23-24).

   “Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém!” (Rm 1,25).

   “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os preceitos mais importantes da lei: A justiça, a misericórdia, a fidelidade. Eis o que era preciso praticar em primeiro lugar, sem, contudo, deixar o restante” (Mt 23,23).

   “Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14,6)”.

   Através do primeiro Adão, a morte entrou no mundo; mas, pela redenção no sangue preciosíssimo do segundo Adão (Jesus Cristo), a morte é retirada do mundo.

   “Todo aquele que peca transgride a lei, porque o pecado é transgressão da lei. Sabei que Jesus apareceu para tirar os pecados, e que nele não há pecado. Todo aquele que permanece nele não peca, e todo o que peca não o viu, nem o conheceu” (I Jo 3,4-6).

   Não é verdade, o Eclesiástico nos diz que foi por causa da mulher que começou o pecado?

   “Foi pela mulher que começou o pecado, e é por causa dela que todos morremos”. (Eclo 25,33).

   Assim, também, é pela mulher que todos temos a salvação, a ressurreição e a vida eterna.

   “Ela (Maria de Nazaré, a Imaculada e sempre Virgem Mãe de Deus e de seus filhos na Santa Igreja do Senhor) dará à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1,21).

   “Mas a todos os que o receberam, deu poder de se tornarem filhos de Deus, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. (Jo 1,12-13).

       João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário