terça-feira, 12 de outubro de 2010

O Novíssimo do Homem


O NOVÍSSIMO DO HOMEM

(Escatologia do homem)

São quatro:

1. Morte

Separação dolorosa:

“Pois, enquanto permanecemos nesta tenda, gememos oprimidos: desejamos ser não despojados, mas revestidos de uma veste nova por cima da outra, de modo que o que há de mortal seja absorvido pela vida” (II Cor 5,4).

Separação humilhante:

“Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram” (Rm 5,12).

Lei universal:

“Lembra-te de que a morte não tarda, e de que o pacto da moradia dos mortos te foi revelado, pois é lei deste mundo que é preciso morrer” (Eclo 14,12).

“Não temas a sentença da morte; lembra-te dos que te precederam, e de todos os que virão depois de ti; é a sentença pronunciada pelo Senhor sobre todo o ser vivo”. (Eclo 41,5).

2. Juízo

Juízo Particular:

“Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo” (Hb 9,27).

Juízo Final:

“Quando o Filho do homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso” (Mt 25,31).

“Pois vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite” (I Ts 5,2).

“Entretanto virá o dia do Senhor como ladrão. Naquele dia os céus passarão com ruído, os elementos abrasados se dissolverão, e será consumida a terra com todas as obras que ela contém” (II Pd 3,10).

3. Inferno

Pena do Dano (Pena moral = corresponde à separação eterna de Deus).

“Eles sofrerão como castigo a perdição eterna, longe da face do Senhor, e da sua suprema glória” (II Ts 1,9).

“Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: “Retirai-vos de mim, malditos”! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos” (Mt 25,41).

Pena dos Sentidos (tormento que atinge o corpo e a alma)

“Sim, acendeu-se o fogo da minha cólera, que arde até o mais profundo da habitação dos mortos; devora a terra e os seus produtos, e consome o fundamento das montanhas” (Dt 32,22).

“Como um rebanho serão postos no lugar dos mortos; a morte é seu pastor e os justos dominarão sobre eles. Depressa desaparecerão suas figuras, a região dos mortos será sua morada” (Sl 48,15).

“Em Sião os pecadores serão aterrados, o medo apoderar-se-á dos ímpios”. Quem de nós poderá permanecer perto deste fogo devorador? Quem de nós poderá permanecer perto das chamas eternas? “(Is 33,14)”.

4. Paraíso

Na Visão de Deus

“Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido” (I Cor 13,12).

“Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que haveremos de ser. Sabemos que, quando isto se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como ele é” (I Jo 3,2).

“Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus!” (Mt 5,8).

“Verão a sua face e o seu nome estará nas suas frontes” (Ap 22,4).

“Pai, quero que, onde eu estou, estejam comigo aqueles que me deste, para que vejam a minha glória que me concedeste, porque me amaste antes da criação do mundo” (Jo 17,24)

No Amor de Deus:

“É como está escrito: coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração do homem imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (I Cor 2,9 = Is 64,4).

Pe. Pedro Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário