sábado, 1 de maio de 2010

BOA NOVA DO SENHOR JESUS >> Deus é Luz!

“Deus é luz e nele não há treva alguma” (I Jo 1,5) Isto significa dizer que os céus, a terra, o universo e tudo quanto o Senhor criou estão sob a luz de Deus; isto é, o Senhor está presente, e seus olhos observam os maus e os bons. (Pr 15,3)
Aqui na terra onde moramos por algum tempo, estamos acostumados com a luz do dia e as trevas da noite; embora coloquemos luzes artificiais para dirimir a escuridão noturna.
Mas, em se tratando de sermos salvos do pecado (Mt 1,21), Deus é luz e satanás é treva. Por isso, o Senhor Jesus nos diz: “Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as próprias trevas” (Mt 6,23b).
Como vemos, na nossa vida, para andarmos na luz como Deus é luz, teremos que ter comunhão recíproca uns com os outros, sob o clarão da glória do Senhor; e nesse caso, o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, purificar-nos-á de todo o pecado.
O Senhor Jesus veio ao mundo como uma luz, para que todo aquele que nele crê não permaneça nas trevas (Jo 12,46), mas tenha a luz da vida (Jo 8,12b).
Assim, não nos adianta vivermos nas trevas ou na penumbra do pecado, nem só na luz do amanhecer, nem só na luz do meio dia e nem tampouco sob a luz aurifulgente do entardecer. O Senhor Jesus, com sua morte na cruz e ressurreição, firmou um propósito de vida eterna para conosco (I Jo 5,11-12), colocando, toda confiança conclusiva de sua missão, nos homens e nas mulheres, quando disse a seus discípulos: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,14). Com isto, o Senhor Jesus, através do Espírito Santo, infundiu e efundiu na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica (Concílio de Calcedônia = 451), consequentemente, nos corações de todos os batizados – revestidos de Cristo (Gl 3,27) – a luz inacessível onde Deus habita, a Trindade Santíssima; a fim de que, sua luz, que está nos corações de sues filhos e filhas, brilhe intensamente até às extremidades da terra (At 1,8), para que vejam suas boas obras e glorifiquem a Deus que está no céu. (Mt 5,16).
Por isso, o Senhor Jesus, do meu coração de pobre, recordou-me estes dois versículos, para o encerramento deste momento: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada” (Jo 14,23); “Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique, eternamente, convosco” (Jo 14,15-16)

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário