segunda-feira, 19 de maio de 2014

Viver no Cristo Total

Vida de Conversão

Enquanto meditava sobre o próximo ensino que deveria proferir aos corações dos irmãos e irmãs do Grupo de Oração de Cura e Libertação “Poço de Jacó”, o Senhor me conduziu a meditar sobre as etapas de nossa existência sobre a terra.
Como poderei Senhor Jesus, colher do meu pobre coração, realidades que me parecem tão difíceis diante de minha pequenez?
Meditando sobre o que poderia colher, como os melhores frutos da árvore da vida que Deus, do éden interior do meu coração, faz frutificar para a vida eterna, deram-me uma paradinha das coisas exteriores e procurei sentir o sabor dos melhores frutos da palavra de Deus. (Sl 118,103).

Então, foi-me dada quatro etapas das quais deveria extrair o ensino necessário aos corações  presentes.

1º  A concepção
Entre milhares fomos o escolhido ou a escolhida de Deus para vir a este mundo. Assim, o Senhor, nosso Deus, nos envia como filhos e filhas do seu amor fiel, justo  e misericordioso, objetivando a que escolhamos viver sob o vínculo de perfeição do “Sim” de Maria de Nazaré e do seu Filho amado; o Senhor Jesus Cristo.

“Foi-me dirigida: Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações.” (Jer 1,4-5).

2º A gestação
Período em que somos revestidos dos caracteres das gerações passadas, a partir de nossos pais.

“porque eu, o Senhor teu Deus, sou um Deus zeloso. Castiço a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.” (Dt 5,9b-10).

3º O nascimento
Ao chegarmos neste mundo onde, agora, vamos viver em ambiente novo, mas estranho, até que choramos. Teremos que nos adaptar a ele, ao jeito de como ele é!... Assim, entramos na racionalidade da vida, através dos sentidos e das faculdades de nosso espírito, crescemos em estrutura e espiritualmente através dos dons naturais e sobrenaturais.

É o instante em que crescemos físico e espiritualmente; um dos momentos mais importante de nossa vida sobre a terra; quando os horizontes, sob a luz do sol oriente, se abrem às melhores escolas.

“Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.” (Mt 11,28-30).

4º = Adolescência
Período em que se vai da adolescência a maioridade. È o tempo do crescimento básico; porquanto nos estruturamos  físico e intelectualmente. Com certeza é o período mais importante de nossa vida sobre a terra, quando vivemos e convivemos com nosso próximo mais próximo. Nesse período o chamado de Deus é intenso e mais forte!...

“A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. (Ef 4,11-13).

A partir daí, torna-se necessário que vivamos da fé.

“Eis que sucumbe o que não tem a alma íntegra, mas o meu justo vive da fé.” (Hab 2,4.

Com efeito, não me envergonho do Evangelho, pois ele é uma força vinda de Deus para a salvação de todo o que crê, ao judeu em primeiro lugar e depois o grego. Porque nele se revela a justiça de Deus, que se obtém pele fé e conduz à fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé” (Rm 1,16-17 = Hab 2,4).

É assim, pois, necessário que vivamos da viva esperança!

“E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. (Rm 5,5).

Desse modo, todos sabem que, tanto a nossa fé como a esperança, devem estar revestidas dos vínculos da perfeição da caridade divina. (Cl 3,14).

João C. Porto e Maria Zuleica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário