segunda-feira, 20 de junho de 2011

De fé em fé


Fé é a primeira entre as três virtudes teologais (I Cor 13,13). Ela é básica e necessária ao coração de quem se aproxima de Deus, crendo que Ele existe e é remunerador de todas as coisas (Hb 11,6).

Isto quer dizer-nos: “Sem fé não há Deus no coração e, se não o possuirmos no coração, não o conhecemos, não o amamos e nem tampouco existirá em nós a viva esperança de sermos herdeiros da vida eterna (Tt 3,4-7).

Ora, nunca poderemos nos esquecer de experienciarmos a fé que nasce em nossos corações através da pregação da palavra do Senhor Jesus Cristo (Rm 10,17).

Assim, pois, quando se proclama que Deus é a única verdade (Jo 17,3), é amor (I Jo 4,8b), é um fogo devorador, um Deus zeloso (Dt 4,24) que nos adotou por filhos e filhas (Gl 4,4-7), deveremos, logo, pressurosamente, entregarmo-nos a Ele, em o nome glorioso do Seu Filho Jesus, numa entrega total e incondicional, com fé viva no coração; pois, todo aquele que assim o faz, já não mais é deste mundo, mas, uma nova criatura, as coisas velhas se passaram (II Cor 5,17); eis que tudo se fez novo, na verdadeira justiça e santidade (Ef 4,23-24).

Viveremos, assim, da fé que fundamenta a esperança que já nos faz vislumbrar os frutos da justiça, do amor misericordioso e da fidelidade suprema, conforme nos ensina o Senhor Jesus (Mt 23,23b).

É maravilhoso conservarmos isto no coração: “Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11,6), e sem paz e a santificação ninguém verá a Deus (Hb 12,14).

Lembremo-nos, enfim, o que Deus nos fala através do profeta Habacuc: “Eis que sucumbe o que não tem a alma íntegra, mas o justo viverá pela fé (Hab 2,4; Rm 1,17b).

Deveremos, pois, viver de fé em fé!... O dia todo, todo dia; a noite toda, toda noite; dia e noite sem cessar; pois quem vive de fé em fé, vê como Deus ver, e “ouve com os ouvidos do coração na boca do Senhor Jesus”, nossa vida e ressurreição. (Santo Agostinho).

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário