quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Vida Crtstã

Vida em Cristo

1. O que é a vida Cristã?
espirito-santo.jpgÉ a vida que vivemos a partir do Senhor Jesus Cristo; vida de conversão e de fé, vida no amor do Pai que, pela fé em Jesus Cristo, nos é comunicada pelo Espírito Santo.

2. Que nos ensina a teologia, para a vida cristã?

Que a vida espiritual se fundamenta na Verdade Eterna, que é o Senhor Jesus Cristo  (Jo 14,6), É Deus que , por Jesus Cristo, desceu sobre nós para nos conceder o entendimento das coisas santas, no amor.

Jo 1,17:- ... A lei nos foi dada por Moisés, a graça e a verdade foram trazidas por Jesus Cristo, seu Filho Amado.

Assim, embora a Virgem Santíssima nos tenha, segundo a vontade do Pai Eterno, trazido à salvação, que é seu filho, Jesus Cristo, somente por este seremos, verdadeiramente, salvos (I Tm 2,5).

Como salvador, fonte de vida eterna, o Senhor Jesus Cristo é a luz do mundo (Jo 12,46; 8,12). Somente Ele, Jesus, tem palavras de vida eterna (Jo 6,68 – na Vulgata: 69). A doutrina do Senhor é composta de palavras de vida, e sua eternidade se comunica aos nossos corações através delas, as quais são expressões de vida no Espírito Santo.

Sl 118,105:- Tua palavra, Senhor, é lâmpada para meus pés e luz para o meu caminho.
Mt,4,4:- Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

Dessa forma, a vida cristã é amor, o próprio Espírito Santo que se derrama desde o profundo das almas em forma de dons, virtudes e perfeições. (Mt 5,48).

Na verdade, o Espírito Santo é o amor que nos ordena. Com efeito, Sto. Agostinho afirma: “A virtude é a orem no amor; e, Sto. Tomás de Aquino: “é próprio da Sabedoria ordenar”.  Ora, a sabedoria que nos ordena vém do amor, que é o próprio Deus. (I Jo 4,8).

Por outro lado, Dom Luis M. Martinez, falando sobre  a santificação das almas, nos afirma: “São dois os santificadores das almas: O Espírito Santo e a Virgem Maria; Este por essência, Aquela, por cooperação.

Dessa forma, a vida cristã  é ordenada pelo Espírito Santo, o Espírito de Amor, de ordem da própria vida dos corações; por isso, da santificação das almas.

Rm 8,13-14:- Se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis. Todos que são guiados pelo Espírito Santo, estes são filhos de Deus.

Rm 8,1:- Já não existe, portanto, nenhuma condenação para os que estão em Cristo, porque a lei do Espírito de vida em Cristo Jesus libertou-me da lei do pecado e da morte.

Assim, a verdadeira teologia é revelada por Deus e, como obra do seu amor, é palavra de sabedoria inspirada e movida pelo Espírito Santo, para nos livrar do desvios e para nos conduzir à perfeição cristã de nossas almas.
Dessa forma, como o Pai nos criou, o Filho nos salvou e o Espírito Santo nos santifica, a vida cristã consiste, ainda, em que abramos nossos corações, para sermos recriados, isto é, salvos e santificados. Esta vida cristã é vida nova (II Cor 5,17-18); isto é, para quem a deseja ardentemente e tem coragem de exercer total renúncia sobre si mesmo!...

Mt 11,12:- Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus tem sido objeto de violência e os violentos apoderam-se dele à força.

Lc 9,23-24:- Dirigido depois a todos, disse: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-me”. Pois quem quiser salvar a sua vida por minha causa, perdê-la-á, mas quem perder a sua vida por minha causa, salva-la-á.

Ora, o Espírito Santo é a terceira pessoa da SS. Trindade, o amor do Pai e do Filho. Por isso, a alma de nossa alma e a vida de nossa vida.                 


João C. Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário