domingo, 20 de setembro de 2015

Primeiro Artigo d0 Credo


Primeiro Artigo do Credo

96124410.jpgCreio em Deus Pai todo-poderoso Criador do Céu e da Terra.

1.  O que significa dizer: Creio em Deus?

Este ato de fé exprime duas verdades dogmáticas:

a) O cristão deve crer firmemente na existência de um só Deus em três pessoas: Criador dos céus e da terra e de tudo o que há neles.

b) Devemos reconhecer em Deus a fonte e princípio de todo bem. Por isso, devemos consagrar-nos a Ele, porquanto retornaremos a Ele, indubitavelmente.

Mc 12,29-30:- Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos: “Ouve Israel: o Senhor nosso Deus é o único Senhor, e amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento, e com todas as tuas forças.

A fé cristã confessa que há um só Deus, por natureza, por substância e por essência:

- Quanto à natureza, Deus é divino.
- Quanto à substância, Deus é espiritual.
- Quanto à essência, Deus é perfeito.

2. que nomes foram atribuídos a Deus?
A fé em Deus leva-nos a voltar-nos só para ele como nossa primeira origem e nosso fim último, e a nada preferir a ele  nem substitui-lo por nada.

O Catecismo da Igreja nos mostra, fundamentado na Bíblia Sagrada, que o nome deve exprimir a essência, a identidade da pessoa e o sentido da sua vida.

O Senhor nosso Deus, nas suas manifestações, revelou-se ao povo com vários nomes, de acordo com o contexto da vida humana:

a) Assim, os três primeiros nomes de Deus estão relacionados com a criação.

1º - El: Ser forte.

Esse termo (El) é relacionado com outras palavras para caracterizar alguns dos atributos de Deus:

El Hay = Deus vivo.
El Hashamaim = Deus do céu.
El Elohim = Deus dos deuses.


2.  Elohim (plural) ou (Eloah) singular que significa Deus criador.

Elohim: Deus Criador.

Aparece também combinado com outras designações:

Elohim Sabaoth: Deus dos exércitos.

Elohim: Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó.

3 - Adonai: Meu Senhor. Deriva de D´un (julgar, condenar)

b) Os três nomes seguintes expressam os mais importantes aspectos da perfeição divina:

4 – Shadday : significa ser violento ou que emprega a força. É uma expressão que traduz a ideia de poderoso ou onipotente.

Assim, temos:

El Shadday = Deus onipotente ou poderoso.

5 – Elyon, derivado de um verbo que significa subir.

Assim, temos:

Elyon = Altíssimo.

4 – Shadday – Significa Ser violento ou que emprega a força. É uma expressão que traduz a ideia de poderoso ou onipotente.

Assim temos:

El Shadday: = Deus onipotente ou poderoso.

5 – Elyon, derivado de um verbo que significa subir.

Assim, temos:

Elyon = Altíssimo.

6. Qadosh, que significa santo.

c) O nome que expressa à essência divina de Deus; portanto, o mais importante nome de Deus, é:

7 – YAWH =  que se pronuncia Javé.

Com o advento da vogal no hebraico, a grafia passou a YAHWEH.


A palavra YAHWEH deriva-se do verbo ser, por isso tem o sentido de “Aquele que É”.

Dessa forma, observa-se que Deus revelou o seu nome a Moisés, como “eu Sou” ou “Aquele que É”.

Êx 3,14:- Deus disse a Moisés: Eu sou aquele que sou. E disse: Assim dirás aos filhos de Israel: “Aquele que É” enviou-me a vós.

8. Cremos em Deus que é ternura e compaixão:

Êx 34,6:- E, passando o Senhor diante dele, Moisés disse: Dominador Senhor Deus, misericordioso e clemente, paciente e de muita misericórdia e verdadeiro.

9. Cremos em Deus que revela ser rico em misericórdias.

Ef 2,4-5:- Mas Deus, que é rico em misericórdia, pela sua extrema caridade, com que nos amou, estando nós mortos pelo pecado, convificou-nos em Cristo (por cuja graça fostes salvos).

10. Cremos em Deus que é único:

Is 44,6:- Eis o que diz o Senhor, Rei de Israel, e seu redentor, o Senhor dos exércitos: “Eu sou o primeiro e sou o último, e fora de mim não há deuses”. (Is 43,10,11).

11. Cremos em Deus, de quem recebemos tudo, porque só Ele é provedor.

Jo 3,27:- Respondeu João e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se lhe não for dada do céu (Tg 1,17).

12. Cremos em Deus que é verdade e amor:

Sl 85,11:- Guia-me, Senhor, pelo teu caminho, que o meu correção ponha a minha alegria em temer o teu nome.

II Sm 7,28:- Agora, pois, ó Senhor Deus, tu és Deus e as tuas palavras são verdadeiras, porque tu mesmo prometeste a teu servo estes bens.

I Jo 4,8:- Quem não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor.

12. Cremos em Deus cujo nome é gratuito.

Dt 4,37:- Porque amou teus pais, e escolheu a sua posteridade depois deles. E tirou-te do Egito, caminhando diante de te com o seu grande poder.

Jo 3,16:- Deus amou de tal forma o mundo, que lhe deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (Ef 2,8; Jr 31,3).

13. Cremos em Deus cujo ser é puro amor:

I Jo 4,16:- Conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele.

14. Cremos em Deus. Ama-lo e entregar-se a Ele de todo o coração, significa assumir as consequências da vida nova, e carregar a cruz como o Senhor Jesus carregou a sua.

Assim, crer em Deus significa:

a) Conhecer a grandeza e a Majestade de Deus:

Jo 17,3:- A vida eterna é esta: Que te conheçam a ti como um só Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem enviaste.

b) Viver em ação de graças:

Sl 115,12:- Que darei em retribuição ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?

I Ts 5,18:- Por tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus, em Jesus Cristo, em relação a todos vós.

c) Conhecer a unidade e a dignidade de todos os homens:

Gn 1,26-27:- Façamos o homem à nossa imagem e semelhança... Criou Deus o homem à sua imagem, criou-o a imagem de Deus, e criou-os varão e fêmea.

d) Usar corretamente as coisas criadas:

Mt 16,24:- Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Mt 19,23-24:- ... Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus... É mais fácil passar um camelo pelo orifício de uma agulha, que entrar um rico no reino dos céus.

e) Confiar em Deus em qualquer circunstância:

Sl 36,4-6:- Põe as tuas delícias no Senhor e Ele atenderá os desejos do teu coração. Expõe ao Senhor a tua situação, e espera nele, e Ele procederá. Fará brilhar como lume a tua justiça e o direito da tua causa como o sol do meio dia.


João C. Porto

sábado, 5 de setembro de 2015

Nasci de novo

Nasci de Novo

espirito-santo.jpgNo princípio, quando vim ao mundo, cheguei aqui em virtude dos desígnios de vida e de prosperidade do Criador (Jr 29,11); entretanto, nasci da carne, do sangue e da vontade do varão. (Jo 1,13).
Este primeiro nascimento, para mim, é uma bênção divina, vida que vem de Deus. Por isso, para retornar ao seio do Criador, teremos que renascer da água e do Espírito (Jo 3,5); isto é, através do batismo de regeneração e renovação, do Espírito Santo. (Tt 3,5).

“Jesus replicou-lhe: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus.” (Jo 3,3)”.

Ora, Deus me trouxe à terra para  que eu o encontre no Natural e Sobrenatural.

A fé natural é própria da natureza humana. Nós viemos do Eterno e, indubitavelmente, retornaremos ao Eterno!

Assim, sem exceção, todos nascem com o caráter voltado à religiosidade, isto é, sentimos saudades intuitivas da fonte de onde viemos. Esse é um sentimento comum a todos os seres humanos.

Todos os homens e, bem assim, todas as mulheres, naturalmente, ainda que não se apercebam, cultuam um deus ou a vários deuses, ainda que seja a si próprio.

Desse modo, quando buscamos a Deus, sem o conhecimento de si mesmo, para conhecermos Aquele que nos criou, nos formou e nos fez para a sua glória (Is 43,7 = Edição Vulgata), continuamos na estrutura própria do mundo. Por isso, tendemos até mesmo viver sob o efeito do sincretismo religioso, através do qual há tendência, por falta de conhecimento da Verdade Integral (Jo 16,13), ao fanatismo religioso.

O que o Senhor Jesus dizia aos judeus convertidos? “Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8,31-32).  “Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres” (Jo 8,36). “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será concedido” (Jo 15,7).

Neste instante, não desejamos apresentar a fé em suas múltiplas definições, como o fazem os doutos: “fé viva, fé virtude, fé dom, fé amorosa, fé salvífica, fé que opera pela caridade, fé expectante, etc.” Não!... Apenas em dois sentidos, como iniciamos este momento: fé natural e fé sobrenatural.

Fé natural é a fé de quem crer por crê, simplesmente, em alguém, em alguma coisa, ou até mesmo em si próprio!... Por isso, a fé natural é a fé dos sentidos; isto é, como quem crê, extrinsecamente, na fé própria de quem  assimila tudo a partir do meio sensível da matéria onde vive. É, portanto, uma tendência natural do mundo secularizado (Rm 12,2).

Vejamos o que o apóstolo são João nos fala em sua carta:
Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo – a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida – não procedem do Pai, mas do mundo. O mundo passa com suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente” (I Jo 2,15-17). Mas, mesmo assim, quem diz, ainda que naturalmente, eu creio em Jesus Cristo, o autor da vida, sem a fé sobrenatural, pela misericórdia divina, confessa que crê no Senhor (Jl 3,5; Rm 10,12-13).

São Paulo eSilas: “Então o carcereiro pediu luz, entrou e lançou-se trémulo aos pés de Paulo e Silas; depois os conduziu para fora e perguntou-lhes: “Senhores, que devo fazer para ser salvo? Disseram-lhe: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família” (At 16,29-31).

A fé sobrenatural, unção e condução amorosa do amor do Pai e do Filho (Rm 8,14); é uma fé intrínseca, isto é, que nasce e cresce, interiormente, a partir de um novo coração (Ez 36,25-27), pelo que liberta e renova todas as coisas, a partir do Espírito Santo que nos foi dado. (I Cor 2,12-13). Por isso é que se diz: “A fé que opera pela caridade” (Gl 5,6).

Daí é que, através da sabedoria da verdade eterna, a fé natural é restaurada e renovada em fé sobrenatural; isto é, em fé viva, de fé para a fé (Rm 1,16-17).  Ela nasce e cresce nos corações, em virtude de nossa entrega incondicional ao Senhor Jesus Cristo e, bem assim, sob a direção e moções do Espírito Santo, pelo que une nossos corações ao coração do Senhor Jesus Cristo, através de sua direção amorosa (Rm 8,14).

- Que nos diz são Tomás de Aquino?

“Ninguém pode chegar à herança daquela terra dos bem-aventurados, se não for movido e guiado pelo Espírito Santo”.

Assim, se vivermos da fé dos sentidos, isto é, do aprendizado das coisas próprias que existem sobre a terra, de onde flui a fé comum aos corações que não conhecem a verdade integral (Jo 16,13), tenderemos ao fanatismo, porque não cremos em Deus, e tampouco conhecemos o Senhor único de nossas vidas. Porque, o Senhor Jesus, nossa única salvação, nos diz que veio ao mundo, não para condená-lo; mas, para salvá-lo. Continuando, o Senhor Jesus Cristo acrescenta: “quem nele crê não será condenado; mas, quem não crê, já está condenado; porque não crê no nome do filho único de Deus” (Jo 3,17-18).

O Senhor Jesus nos apresenta dois caminhos, a senda apertada da porta estreita e a via espaçosa da porta larga (Mt 7,13-14). Qual que é o caminho da fé sobrenatural?: O caminho da porta estreita!... Qualquer outra via que não seja esta, é via da ‘fé natural’ que conduzirá à morte eterna.
Ora, o Senhor Jesus é o único caminho que nos leva ao Pai (Jo 14,6). Por isso, a fé sobrenatural é a única luz que nos faz viver num só Espírito com o Senhor (II Cor 3,27).

Ora, por que alguém não vive, sobrenaturalmente, da fé que opera pela caridade? Porque não conhece o Senhor Jesus Cristo! Imagina que o conhece, mas, na realidade, ainda não o conhece, se quer, a si próprio.
E os ignorantes, que vivem exclusivamente da fé? Eles acreditam em Deus, em Jesus Cisto, na Virgem Maria, mãe do Senhor e nossa mãe, nos anjos e nos santos!... Por isso, os que vivem a fé sob o temor de Deus, são, interiormente, santificados polo Espírito Santo e, por isso, bem-aventurados de Deus, Pai de todos, incluídos, sobrenaturalmente, no corpo do Cristo total.

Que nos diz são Boaventura?: Um monge de sua congregação, certo dia, ao vê-lo, disse-lhe: “Bem-aventurados sois vós, os doutos, porque amais mais a Deus do que nós, os ignorantes!” São Boaventura, então, lhe respondeu: Engana-te! ‘Uma velha ignorante pode amar mais a Deus do que o maior de todos os teólogos’.

João C. Porto

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Sejamos novos de novo



Vida Nova

espirito-santo.jpgVida nova é a vida dos convertidos ao nome do Senhor Jesus Cristo, conforme as promessas divinas féis e verdadeiras. É como nos ensina o discípulo amado: “Aquele que diz que está nele (Jesus) deve andar como ele andou” (I Jo 2,6). Por isso andam como Jesus e com Jesus; em tudo vivem, e tudo fazem como ele vive e faz, sempre com ele, por ele e para ele; porque ele tem cuidado de vós (I Pd 5,7).

“Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. E a vida (sobrenatural) com que eu vivo agora na carne, vivo-a da fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2,20).

Exemplo e testemunho

Ora, a exemplo do Senhor Jesus, todos os cristãos, como Igreja, devem viver na fé e na caridade do amor. São servos do Deus Altíssimo, guerreiros, prontos e dispostos, para restaurar as tribos de Jacó e converter os restos depreciados de Israel (Is 49,6), porque Deus nos restabelece em novidades, engraçados nele, para sermos a luz das nações (At 26,17-18), a fim de que sejamos as testemunhas do Senhor Jesus, enviadas por ele, até as extremidades da terra. (At 1,8).

“Arrependei-vos e convertei-vos, mudai de vida e mentalidade, porque está próximo o reino dos céus (Mt 3,2)”.

Vida de arrependimento e Conversão.

A vida nova nos vem do arrependimento de nossos pecados (At 3,19), passa pela conversão das trevas à luz, resgatados do poder de satanás para Deus, através da  Regeneração do batismo do Espírito Santo. (Tt 3,4-7): Mas um dia apareceu a bondade de Deus, nosso salvador, e o seu amor para com os homens. E, não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, ele nos salvou mediante o batismo de regeneração e renovação, pelo Espírito Santo, que nos foi concedido em profusão, por meio de Cristo, nosso salvador, para que a justificação obtida por sua graça nos torne, em esperança, herdeiros da vida eterna. Assim faz-nos penetrar pela porta estreita do caminho da fé perseverante em nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 7,13), conduzidos pelas mãos generosa da esperança que, pacientemente tudo alcança e, finalmente, proteja-nos sob a nuvem luminosa da transfiguração, onde pela beatitude da graça santificante e pelas força das virtudes da caridade do amor inconfundível, poderemos ver o Senhor, inclusive cearmos juntos (Ap 3,20), saboreando os frutos do ágape da vida, sempre alegres, na paz e no diálogo com o Todo- poderoso (Elshaddai) e Senhor dos que creem em seu Filho, Jesus Cristo.

Uma nova criatura

O apóstolo Paulo nos diz que “se alguém está em Cristo é uma nova criatura”. (II Cor 5,17). Assim, todos aqueles que estão salvos pela graça de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus (Ef 2,8), recebem o perdão de seus pecados (At 10,43) e, por isso, andam em novidades de vida, conduzidos pelo Espírito Santo, pois todos estes são filhos e filhas de Deus. (Rm 8,14).

O apóstolo Paulo nos diz que “se alguém está em Cristo é uma nova criatura” (II Cor 5,17). Assim, todos aqueles que estão salvos pela graça de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus (Ef 2,8), recebem o perdão de seus pecados (At 10,43) e, por isso, andam em novidades de vida, conduzidos pelo Espírito Santo, de Deus; pois, todos estes são filhos e filhas de Deus. (Rm 8,14). Na verdade, estes, que já experimentam a preciosidade do Dom celestial e vivem nas virtudes e nos carismas do Espírito Santo, que agora os guiam e os ordenam na caridade do amor, são novas criaturas em nosso Senhor Jesus Cristo.

Comparação de vida nova.

A que poderemos comparar a vida nova? Assemelha-se a uma semente que germina e brota do seio da terra, na forma de árvore nova. Observe-se que a semente para germinar, morre, deixando para trás o estado de vida anterior, renascendo em forma de vida absolutamente nova. Agora, para que cresça, tornando-se adulta e dê frutos, precisa dos cuidados culturais, até que se torne uma árvore frondosa e, por isso, possa dar frutos novos, em harmonia com a natureza que a gerou e a acolhe em seu seio profundo de mãe. De certa forma acontece conosco quando, pela graça e a fé em Cristo Jesus, renunciamos, inclusive a nós mês mesmos, tomamos cada dia a nossa cruz e, imediatamente, seguimos ao 

Senhor Jesus Crieto. (Lc 9,23). “Renovai-vos, pois, no espírito do vosso entendimento, e, revesti-vos do homem novo, criado segundo Deus, na justiça e na santidade verdadeira” (Ef 4,23-24)


Novo Nascimento.

O Senhor Jesus nos ensina, através do diálogo com Nicodemos que, quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus, e isso é o que o Senhor Jesus nos ensina (Jo 3,3).

Como vive o homem novo.

O homem novo vive o mistério da Santíssima Trindade: Contempla o filho de Deus no seio do Pai Eterno tomando o ser (Sl 2,7); vive o mistério da encarnação, contemplando o Filho de Deus no seio de Maria, vindo ao mundo (Jo 1,14); e, finalmente, mistério da Eucaristia, contemplando o Filho de Deus no seio da Igreja, permanecendo entre nós. (Mt 28,20). Ora, quando se diz no seio da Igreja, entende-se em nossos corações: pois somos a Igreja viva do Senhor.
Vida nova é também fruto da vivência e da prática da palavra de Deus. É isso o que o Senhor Jesus, em outras palavras, nos passa aos corações.

“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as observa, será semelhante ao homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha”. (Mt 7,24).

A nova criatura em Cristo tem a palavra refinada, a partir do gosto da sabedoria divina (Jr 15,16) e, no coração, a profunda alegria de sua salvação.

O homem novo é, sem dúvida, um amigo do Senhor Jesus (Jo 15,14), um profeta da palavra da família de Deus. (Ef 2,19-20)a serviço do Evangelho da salvação e membro


João C. Porto.