terça-feira, 21 de outubro de 2014

Templo do Espírito

Templo do Espírito Santo

No princípio o homem já era templo de Deus; mas, por causa do pecado de Adão, perdemos a graça divina (Gn 6,3). E o templo, que somos todos nós, permaneceu em trevas, até que um grande clarão resplandeceu do céu (Lc 2,9); a fim de que a luz divina retornasse aos nossos corações e o amor de Deus nos aquecesse com seu fogo, porque o Espírito Santo nos visitou, no tempo oportuno (Is 49,8; II Cor 6,2), para que sejamos ungidos com o óleo inefável da bondade infinita, a partir do Pentecostes da igreja, (At 2,1-4).

1. O Espírito Santo é o amor único e pessoal.

Ele é o amor único de Deus, o amor pessoal do Pai e do Filho; por isso, também, o amor de caridade que reside em nós. Ele é, verdadeiramente, a grande graça que recebemos no batismo, para lavar, purificar e santificar as nossas almas.

“Num mesmo Espírito fomos batizados todos nós, para sermos um só corpo, ou sejamos judeus ou gregos, ou servos ou livres; e todo tem bebido de um só Espírito”. (I Cor 12,13).

2. Como poderemos entender estas coisas?

Para que a obra santificadora se opere em nós, como complemento da redenção do sangue do Senhor Jesus Cristo, torna-se imprescindível que o Espírito Santo retorne aos nossos corações, agora, pelo batismo, a fim de que possamos adquirir, por ele, a condição de templo vivo da habitação divina, posto que só o Espírito Santo nos santifique; se vivermos da fé, da esperança viva e da caridade do amor do Pai em seu Filho muito amado.

Por isso, S. Paulo nos exorta dizendo que o nosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em nós, que nos foi dado por Deus e que, por isso, já não pertencemos a nós mesmos; fomos comprados por um grande preço. Desse modo, devemos trazer e glorificar a Deus no nosso corpo. (I Cor 6,19-20).

3. Se formos templos de Deus, o que o Espírito Santo realiza em nós?

a) Permanece eternamente conosco.

Rogareis ao Pai e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. (Jo14,15-16).

Na verdade, o Espírito Santo penetra à intimidade de nossa alma e, pouco a pouco, conforme nos desprendemos à atividade do amor, vai transformando-a (Tt 3,5) em morada de Deus (Jo 14,23), envolvendo-a com as multiformes graças do amor e impregnando no seu seio o ideal da caridade divina: Jesus Cristo.

b) Santifica nossa alma.
“Mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em o nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus”. (I Cor 6,11).

Ora, o fundamento de nossa santificação consiste na entrega incondicional ao Senhor Jesus. Então, o  Espírito Santo que é amor e posse, possui-nos e se deixa possuir por nós, movendo-nos na direção caritativa, até que alcancemos pelos dons e atividades dos carismas, a santificação e, através das virtudes, a perfeição da idade completa de Cristo. (Ef 4,13b).

Assim, quando o Senhor Jesus nos ensina: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”. (Mt 11,29, devemos entender que toda a ação transformadora do Evangelho, que é virtude de Deus para a salvação de todo o que crê (Rm 1,16), é obra do Espírito Santo que habita em nós. (Jo 6,37-38).

 Verdadeiramente, o Espírito Santo, no Pentecostes, desceu ao interior do templo que somos (I Cor 3,16; 6,19), para nos preencher com sua luz, para aquecer-nos com seu fogo e ungir-nos com a unção bendita da afeição eterna e constante (Jr 31,3), que nos afaga com a brisa doce e terna do novo dia. Ele, sem dúvidas, trouxe aos nossos corações a alegria do festim real.

4. Qual o primeiro relacionamento do Espírito Santo conosco?
A partir do batismo!... Por isso a santa Igreja Católica nos ensina que é pela intimidade de ser o doce hóspede das almas. Ora, esse hóspede não está sozinho, mas também com o Pai e o Filho (Jo 14,23). Aliás, a própria palavra de Deus confirma essa boa nova, para que tenhamos a certeza de que pertencemos ao Senhor.

“Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus habita em vós (RM 8,13). Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele” (Rm 8,9).

Desse modo, a graça que salva (Ef 2,8) e a verdade, fundamentos de nossa fé em Cristo, isto é, a salvação e a libertação (Jo 8,36), só operam, no núcleo central de nossas vidas, pelo Espírito que nos impregna do seu ser (I Cor 12,13), através da caridade que ele, e somente ele, difunde largamente em nossos corações. (Rm 5,5).

Dessa forma, até mesmo nossa ressurreição dentre os mortos é poder do Espírito Santo que habita e opera em nós, admiravelmente, no mistério do amor.

“Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, ele, que ressuscitou Jesus dos mortos, também dará a vida aos vossos corpos mortais, pelo Espírito que habita em vós” (Rm 8,11).
5. Que nos afirma o Senhor Jesus acerca dessas realidades?

“Eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco”. É o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós. (Jo 14,16-17).

6. Por que a Palavra e a Igreja afirmam que o Espírito Santo habita nas almas dos batizados em Cristo Jesus?

Porque Deus é amor (I Jo 4,8-16). Ora, somente Deus pode criar salvar e santificar; fazer-se humilde no seio de nossas nulidades, para, se desejarmos, elevar-nos à glória de sua Divina Majestade.

Quem será capaz de compreender, em plenitude, essas coisas?

“Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas (Ap 2,11)”. “Ao vencedor darei a comer do fruto da árvore da vida, que está no paraíso do meu Deus”. (Ap 2,7).

7. Como conheceremos que estamos em Deus?

Ora, o Senhor, tendo derramado suas complacências eternas em seu Filho, Jesus, por amor a este e a nós derramou-as abundantemente em nossos corações, pelo Espírito que habita em nós. (I Cor 2,12).

“Por isso conhecemos que estamos nele e ele em nós: porque nos comunicou o seu Espírito”. (I Jo 4,13).

Que nos ensina Santo Agostinho?

“Pelo dom, que é o Espírito Santo, distribui-se muitos dons próprios dos membros de Cristo”.

O dom precioso por excelência, Que se sobressai entre os demais, porque está em todos e os reveste de perfeições; aquele que está em Deus e em nós ao mesmo tempo é a própria imagem do Espírito do Senhor, a caridade divina.
“Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade que é o vínculo da perfeição”. (Col 3,14).

Ora, se por um lado o Espírito Santo difunde em nossos corações a caridade de sua perfeita imagem, já não podemos separar-nos de Deus, porque a caridade que nos vivifica impele-nos a unidade com o Senhor da glória.

Diz-se que todas as coisas se consumam quando voltam ao seu princípio. Somos templo do Espírito Santo; por isso o céu está em nós e nós já estamos nos céus com o Senhor Jesus Cristo, para onde iremos com ele. (Jo 3,13).


João Carvalho Porto.