sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Crer para ver o Invisível

Crer para ver o Invisível!...

Crer é comprazer-se em meditar, dia e noite, a palavra de Deus (Sl 1,2); pois, a fé provém da pregação e a pregação se exerce através da palavra de Cristo (Rm 10,17).

Ora, para crer e ter a fé que opere pela caridade (Gl 5,6b), é-nos necessário que nos acheguemos a Deus e acreditemos que ele existe, e que é o remunerador dos que o procuram (Hb 11,6b). 
 
Na verdade, “Sem fé é impossível agradar a Deus”. Assim, pois, “sem a paz e a santidade, ninguém pode ver o Senhor”. (Hb 12,14).

O Senhor Jesus Cristo, no sermão da montanha, fala-nos claramente: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8).

Às vezes, aqui ou alhures, ouvimos algumas pessoas dizerem: Ninguém pode ser puro ou perfeito, porque só Deus é puro e perfeito.

Sabemos, certamente, que fomos chamados a sermos puros, santos e perfeitos, e, em Jesus Cristo, pela graça e as moções do Espírito Santo, andaremos como ele mesmo andou. (I Jo 2,6)

Só Deus é puríssimo, perfeitíssimo, santo, misericordioso e eterno. Aliás, Deus, que criou céus e terra e tudo quanto neles há, “reina eternamente e além da eternidade” (Ex 15,18 = Vulgata).

Afirmamos, conforme a Bíblia Sagrada e experiência de vida, que somente Deus é puro e perfeito, pois o Senhor, nosso Deus, é o único Deus incriado; Deus de Abraão, de Isaac e Jacó, Deus de Israel, sempre existiu desde antes da eternamente, e sem fim!...

Sobre o sermos puros e perfeitos, que nos diz a palavra de Deus?

“O homem será mais raro que o ouro e mais precioso que o ouro mais puro” (Is 13,12 = Vulgata).

“Para os puros todas as coisas são puras; para os impuros e infiéis nada é puro, mas estão contaminados o seu espírito e a sua consciência” (Tt 1,15 = Vulgata).

“Ora, quando Abraão chegou à idade de noventa e nove anos, o Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: Eu sou Deus onipotente; anda em minha presença, e sê perfeito” (Gn 17,1 = Vulgata).

Que nos diz o Senhor Jesus Cristo?

“Sede, pois, perfeitos como também vosso Pai celestial é perfeito” (Mt 5,48 = Vulgata).

Nos dias de Moisés, amigo do Senhor, o Espírito de Deus estava na arca da aliança. Deus falava, com Moisés, do propiciatório que ficava sobre a arca, entre os dois querubins.

Quando a Imaculada e sempre Virgem Maria concebeu do Espírito Santo, o Senhor, nosso Deus, passou a habitar, também, no coração da Virgem Santíssima, uma arca viva, de onde Deus falava ao seu povo; por isso nossa Senhora é aclamada como a “Arca da Aliança”, porque guardou e conserva dentro do seu coração, a Trindade Santíssima.

Hoje, finalmente, depois que o Senhor Jesus completou a obra da salvação, subiu ao céu e nos enviou o Espírito Santo (Lc 24,49; At 2,1-13), todos, os que formam, conjuntamente pelo Espírito, o Cristo total, que creem e são batizados em o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, são “arca viva” que, harmonicamente, formam a Igreja do Senhor Jesus Cristo, a Igreja Una Santa, Católica e Apostólica. (Calcedônia - 452).

É, certamente, por tudo, que corresponde à obra salvífica, que são Paulo escreveu a Timóteo, sobre a obra que ele tinha a cumprir, como que a nós, principalmente, que já vivemos sob as angústias da escatologia final.

“Conjuro-te diante de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino: prega a palavra , insiste a tempo e fora de tempo, repreende, suplica, admoesta com toda a paciência e doutrina, porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina, mas multiplicarão para si mestres conforme os seus desejos, levados pelo prurido de ouvir. Afastarão os ouvidos da verdade e os aplicarão às fábulas” (II Tm 4,1-4 = Vulgata).

A Igreja, que é a unidade de todos os filhos e filhas de Deus, conduzida, amorosamente, pelo Espírito Santo, é como que uma arca viva, a arca da nova e eterna aliança, de cujo seio sobre o altar alimenta todo o povo de Deus com o pão vivo decido do céu.

“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão viverá eternamente; e o pão que eu hei de dar é a minha carne pela vida do mundo” (Jo 6,51).

Assim, na Igreja do Senhor Jesus Cristo, todos são enviados a evangelizar e, como nos ensina são Paulo, “Ai de mim se eu não evangelizar”.

Crer é viver da fé para a fé que opera pela caridade, sob a luz da viva esperança que não nos engana, a esperança pela qual já se vislumbra, na terra dos bem-aventurados, a herança dos santos.


João C. Porto

sábado, 12 de outubro de 2013

O Envolvimento

O Envolvimento!

A infestação apresenta ainda uma categoria que é o envolvimento. Como indica o termo, a pessoa encontra-se com o corpo e o espírito envolvidos numa fina rede de força, que tende a dificultar-lhe a ação e o pensamento e a arrastá-la para a inatividade ou para o mal. A grande vidente Ana Catarina Emmerich da uma descrição do ponto onde opera a rede de forças diabólicas, declarando que ela age sobre um “fluido infinitamente sutil, a que se chamam forças vitais, que na realidade pertencem ao corpo, mas que são tão semelhantes à natureza da alma, que formam o primeiro e o principal instrumento da sua atividade vital”. Ao chegarem à penetração e eventual controle destas forças vitais, as entidades malignas passam a possuir canais de ações para a alma e para as funções superiores da mente.
Grande parte dos envolvimentos, que podem causar grande dano às pessoas com sensações de doença, cansaço, irritação, desânimo, perturbação mental ou inquietação, são originadas pelo envio propositado de forças maléficas por homens dados à bruxaria ou organizações apostadas na destruição das almas. Os bruxedos, os sortilégios, as más vontades, as cultuações do Diabo em Missas Negras e outras cerimônias, catapultam sobre pessoas, famílias, cidades e países, as hordas saídas do Inferno, que se encarniçam contra a alma e o corpo daqueles que tiveram fortuna ou o infortúnio de estar nas listas das seitas  como inimigo ou de chamar a atenção por algum dom invejável.
Por outro lado, não é raro que movidas pela curiosidade ou pelo desespero, as pessoas se tenham entregado a práticas maléficas, ao espiritismo, à magia, ao esoterismo, e até ido consultar bruxos e feiticeiros. Ações deste gênero só podem levar a fortes infestações das pessoas e famílias, agravar os males em vez de curá-los, podendo muitas vezes dar origem a verdadeiras possessões em que o Diabo requer os seus direitos.

Obs.: Do Livro “Defendei-nos do inimigo” da ASSOCIAÇÃO CULTURAL TUDO EM CRISTO.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Mãe de Todos

Mãe de Todos e de Tudo

Maria de Nazaré é Mãe de Jesus (Lc 1,31), Mãe do Filho de Deus (Lc 1,35),  Mãe de Deus e nossa também (Lc 1,43 = “Sabei que o Senhor é Deus; ele nos fez e a ele pertencemos, Somos o seu povo e as ovelhas do seu rebanho. Sl 99,3)”.

Na verdade, ela é Mãe de tudo, porque o Senhor, nosso Deus de Abraão, de Isaac e Jacó é tudo! Tudo de bom e eterno. (Gn 1,31), tudo de eternidade e além da eternidade e tudo de misericordioso para com tudo e para com todos, na terra e no céu (Sl 117,1).

“Esse é o dia que o Senhor fez: seja para nós dia de alegria e de felicidade” (Sl 117,24). Certamente é um dia eterno; isto é, sem ocaso, visto que o Senhor Jesus Cristo, eternamente, é nossa luz.

“Falou-nos outra vez Jesus: “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12)”.

“Eu vim como uma luz ao mundo; assim, todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas” (Jo 12,46).

É possível a escrava ou o escravo esmagar a cabeça do seu Senhor (Gn 3,15)? Claro que não!... Então, Maria de Nazaré não tem mancha do pecado de nossos primeiros pais; é, por isso, Virgem, Imaculada e Santa. (Ct 4,7; 6,10).

Vejamos!... No princípio, quando nossos primeiros pais pecaram, perdemos, em nossos corações, a presença constante da graça de Deus e do seu  Espírito. E isso significa dizer que embora Deus nos amasse, ficamos todos escravizados ao Demônio. Ora, se a Virgem Maria, Mãe de Deus (Lc 1,43), esmagou a cabeça da serpente (Gn 3,15), então, ela sempre é livre, imaculada, Virgem pura e Santa; aquela que, no ventre de sua mãe, passou pela redenção preservativa; por isso o Arcanjo Gabriel lhe disse: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,28). Ora, se está cheia de graça, onde está o Pecado? Certamente, “tomou doril!”, não existe, nem nunca existiu!

                João C. Porto

domingo, 6 de outubro de 2013

Ministérios

Aprofundamento sobre Ministérios


Qual o conceito de ministério na vida espiritual dos  filhos e filhas de Deus?

Os fariseus perguntaram um dia a Jesus quando viria o Reino de Deus. Jesus respondeu-lhes: “O Reino de Deus não virá de um modo ostensivo. Nem se dirá: Ei-lo aqui; ou: Ei-lo ali. Pois o Reino de Deus já está dentro de vós” (Lc 17,20-21).

Ora, para vida ministerial do Reino de Deus, o Senhor Jesus nos diz:

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai senão por mim”. (Jo 14,6).

“Eu sou o bom Pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10,11)

“Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim” (Jo 10,14)

“Dou a minha vida pelas ovelhas” (Jo 10,15).

“Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10b).

“Eu e o Pai somos um” (Jo 10,30).

“Eu vim como luz ao mundo; assim, todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas” (Jo 12,46).

“Eu sou a luz do Mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12).

E o Senhor Jesus Cristo diz hoje para nós: “Todos os meus ministros, principalmente, os que exercem ministério na vida do Poço de Jacó, devem ser luz do mundo, para iluminar os que o ouvem e caminham com ele”...

Examinai-vos a vós mesmos, vede se estais firmes na fé. Provai-vos a vós mesmos, acaso não vos reconheceis, vós mesmos, que Cristo está em vós? (II Cor 13,5)

Nós atenderemos sem cessar à oração e ao ministério da palavra. (At. 6,4).

Mas nada disso temo, nem faço caso da minha vida, contanto que termine a minha carreira e o ministério da palavra que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho ao Evangelho da graça de Deus. (At. 20,24)

Tendo-os sondado, contou-lhe uma por uma todas as coisas que Deus fizera entre os pagãos por seu ministério. (At. 21,19)

Declaro a vós, homens de origem pagã: como apóstolo dos pagãos, eu procuro honrar o meu ministério. (Rm 11,13).

Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério. Se tiver o dom de ensinar, que ensine; o dom de exortar, que exorte; aquele que distribui as esmolas faça-o com simplicidade; aquele que preside, presida com zelo; aquele que exerce a misericórdia, que o faça com afabilidade. (Rm 12,7).

Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de tal glória que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos no rosto de Moisés, por causa do resplendor de sua face (embora transitório) (II Cor 3,7) * Quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito! (II Cor 3,8) **

* O mistério da morte: a transmissão da aliança por Moisés.

** O ministério do Espírito: O Novo Testamento.

De agora em diante, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo. A lei do Espírito de vida, em Jesus Cristo, me libertou da lei do pecado e da morte (Rm 8,1-2).

Por isso não desanimamos deste ministério que nos foi conferido por misericórdia (II Cor 4,1).

Tudo isso vem de Deus, que nos reconciliou consigo, por Cristo, e nos confiou o ministério desta reconciliação (II Cor 5,18)

A ninguém damos qualquer motivo de escândalo, para que nosso ministério não seja criticado (II Cor 6,3).

Dou graças aquele que me deu forças, Jesus Cristo, nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança e me chamou ao ministério (I Tm 1,12).

Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagrado ao teu ministério (II Tm 4,5).

Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é bem útil para o ministério (II Tm 4,11)

Ao nosso Sumo-Sacerdote, entretanto, compete ministério tanto mais excelente quanto ele é mediador de uma aliança mais perfeita, selada por maiores promessas (Hb 8,6).

Conseguintemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, * edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. ** É nele que todo o edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor. É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito, na estrutura do Edifício que se torna habitação de Deus (Ef 2,19-22).

* Concidadãos: com o mesmo título que os judeus convertidos.

** Profetas: cristãos que gozavam do dom da profecia. (Ver I Cor 2,10).

De dia, o sol não te fará mal; nem a lua durante a noite (Sl 120,6).

Então aquele discípulo, que Jesus amava, disse a Pedro: “É o Senhor” (Jo 21,7).

Meu filho, guarda as minhas palavras, e conserva dentro de ti os meus mandamentos (Pr 7,1).

Eis que venho sem demora, guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (Ap 3,11)

“Ao vencedor concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono” (Ap 3,21).

João C. Porto