segunda-feira, 25 de junho de 2012

O Demônio


CURSO DA BÍBLIA SAGRADA

CBS    07

O Demônio

01. Quem é Satã, Lúcifer ou Satanás?

É o adversário de Deus e nosso inimigo. Satã significa adversário, aquele que é contrário, aquele que se opõe a outrem.

Analisemos este trecho do Evangelho de Mateus: “Jesus, voltando-se para Pedro, disse-lhe: retira-te de mim, Satanás; tu me serves de escândalo, porque não tens a sabedoria das coisas de Deus, mas dos homens” (Mt 16,23).

A pessoa de S. Pedro, certamente, não era adversário de Jesus. São Pedro também não era Satanás. Além de Pedro ser um homem simples e bom, era apóstolo de Jesus. No entanto a idéia que Pedro sugeriu a Jesus (que ele não fosse a Jerusalém para sofrer nas mãos dos fariseus e saduceus, morrer e ressuscitar ao terceiro dia) é que era totalmente contrária à vontade de Deus. O pensamento de São Pedro, baseado na sabedoria e amor humano, foi chamado de Satanás pelo Mestre, porque se opunha aos desígnios de amor do Pai, em Cristo Jesus, para conosco.

Satanás é conhecido como chefe dos demôniols, podendo-se, assim, concluir que ele possuía anjos maus sob seus domínios. O objetivo de sua obra é destruir a criação de El Shadday (Deus Todo-poderoso), o Deus Onipotente, Único e Verdadeiro.

02. Quem são os demônios?

São os anjos ou espíritos que, juntamente com Satanás, se rebelaram contra Deus, na frustrada tentativa de ser igual ao Deus Altíssimo.

“A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: filho do homem, entoa um cântico fúnebre sobre o rei de Tiro, e dize-lhe:
Eis o que diz o Senhor Javé: Eras um selo de perfeição, cheio de sabedoria, de uma beleza acabada. Estavas no Éden, jardim de Deus, estavas coberto de gemas diversas: sardônica, topázio e diamante, crisólito, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda; trabalhados em ouro. Tamborins e flautas estavam a seu serviço, prontos desde o dia em que foste criado.
Eras um querubim protetor colocado sobre a montanha santa de Deus; passeavas entre as pedras de fogo. “Foste irrepreensível em teu proceder desde o dia em que foste criado, até que a iniqüidade apareceu em ti” (Ez 28,11-15).

“Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles. Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamada Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos” (Ap 12,7-9)
Devido a esse propósito absurdo, Satanás e seus demônios foram castigados, e privados da visão beatífica para a qual foram criados. Não havendo mais lugar para eles nos céus, foram lançados nos tártaros eternos (Ap 12,8).

Embora a palavra Satanás refira-se ao querubim decaído (Ez 28,14-15), ela é também utilizada para designar outros demônios:

“Apresentaram-lhe, depois, um possesso cego e mudo. Jesus o curou de tal modo, que este falava e via. A multidão, admirada, dizia: “Não será este o filho de Davi?”Mas, ouvindo isto, os fariseus responderam: “É por Beelzebul, chefe dos demônios, que ele os expulsa.” Jesus, porém, penetrando nos seus pensamentos, disse: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído. Toda cidade, toda casa dividida contra si mesmo não pode subsistir. Se Satanás expele Satanás, está dividido contra si mesmo. Como, pois, subsistirá o seu reino?”(Mt 12,22-26).



Ora, demônio ou diabo são palavras que se referem aos anjos que pecaram antes da criação de Adão e Eva, sendo, por isso, condenados por Deus ao inferno, que é um lugar de tormenta eterna.

03. Em que situação de poder ficou os anjos decaídos?

Após a queda devido ao livre arbítrio, os anjos decaídos perderam a graça santificante, mas conservaram inteligência e poder, embora esses atributos estejam limitados pelo poder de Deus. Eles passaram a usar essa inteligência e poder limitados para a prática exclusiva do mal.

“Ainda não vos surpreendeu nenhuma tentação que não fosse humana; e Deus é fiel, o qual não permitirá que sejais tentados além do que podem as vossas forças; antes fará que tireis ainda vantagem da mesma tentação, para a poderdes suportar” (I Cor 10,13).

“Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8,31).

“Tudo posso naquele que me conforta” (Fl 4,13).

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação, a quem temerei? O Senhor é o defensor da minha vida, diante de quem temerei?” (Sl 26,1).

04. Porque pecaram Satanás e seus anjos?

A Igreja sempre nos tem ensinado que eles pecaram por orgulho, ao desejarem criar um trono para si, acima do trono do Altíssimo. Por causa dessa idéia absurda de Lúcifer, é que ainda hoje estamos sofrendo.

O teólogo espanhol, Suarez, no entanto, afirma que o pecado deles (Lúcifer e seus demônios) consistiu em não aceitar, certamente por orgulho e vaidade, a justa adoração ao Verbo de Deus feito homem, quando o Senhor reunindo a corte celestial antes da criação, teria revelado e anunciado o mistério da encarnação.

05. Embora sendo espíritos, portanto sem formas por nós conhecidas, os demônios podem assumir aspectos corpóreos de gente ou animais.

A palavra de Deus nos ensina que sim, inclusive em forma de serpente ou bodes selvagens.

“O Senhor Deus disse à mulher: “Por que fizeste isso?”– “A serpente enganou-me, - respondeu ela – e eu comi.” Então o Senhor Deus disse à serpente:     “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida. Porei ódio entre ti e a mulher, entre tua descendência e a dela. “Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3,13-15).
“Nela se encontrarão os demônios com os onocentauros, e os sátiros gritarão uns para os outros; ali se deitará a lhama, e encontrará o seu repouso” (Is 34,14 = Vulgata).

06. As pessoas podem ser controladas e/ou possuídas pelos demônios?

Certamente! Como exemplos podemos citar o endemoniado de Gerasa (Mc 5,1-17) e o menino possesso que o pai levou a Jesus para que fosse curado ou, noutras palavras, para que o Senhor expulsasse dele o demônio, que o perturbava, causando nele convulsões como se fosse epilepsia, (Mc 9,14-27).

07. Como vivem esses espíritos maus?

No inferno, que são trevas, lugar de terror e sofrimento eterno. Satanás e seus demônios não desfrutam das delícias celestiais.

“E, quando estava no tormento do inferno, levantando os olhos, viu ao longe Abraão e Lázaro no seu seio. Gritando, disse: Pai Abraão, compadece-te de mim e manda Lázaro que molhe em água a ponta de seu dedo para refrescar a minha língua, pois sou atormentado nesta chama (Lc 16,23-24). Além disso, há entre nós e vós um grande abismo, de maneira que os que querem passar daqui para vós não podem, nem os de aí passar para nós” (Lc 16,26).

Quem estuda as Escrituras e nelas procura aprofundar-se sobre a demonologia, pode observar que tais espíritos distantes da luz divina ocupam lugares desertos, além de se agruparem entre si.

“Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo demônio” (Mt 4,1; Lc 11,24-26).
“Quando um espírito imundo sai de um homem, anda por lugares deserto, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: voltarei para minha casa, donde saí. E, quando vem, a encontra desocupada, varrida e adornada. Então vai, toma consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habita ali; e o último estado daquele homem torna-se pior que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa” (Mt 12,43-45).

Isto quer dizer que o nosso coração deve estar sempre preenchido pelo Espírito Santo de Deus; pois, no momento em que ele vier a se tornar árido ou vazio da graça salvífica, virará um deserto, lugar apropriado para a morada dos espíritos das trevas. O que não procede de Deus é próprio do demônio e de seus anjos.

08. Que outros nomes têm Satanás?

Satã ou Satanás é também conhecido por demônio ou diabo; o “encardido”, como costumava dizer o Pe. Leo. Na verdade são muitos nomes atribuídos ao chefe dos anjos maus.

09. Por que a morte entrou no mundo?

Por causa da inveja de Satã, quando, nos tempos de sua perfeição, sendo querubim de profundo conhecimento da ciência de Deus, quis ser adorado como Deus.

“Foi por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio, prová-la-ão” (Sb 2,24)

A atual preocupação de Satã é não permitir que o Espírito Santo possa esculpir, no interior mais íntimo do homem, a semelhança de Deus, isto é, a alma de santidade, que perdemos no paraíso, através de nossos primeiros pais.

Quanto ao “partido dele,” entre outras atividades diabólicas, são do conhecimento geral as diversas formas de espiritismo, que, disfarçadamente, renovaram o culto ao diabo, culto esse, ao que parece espalhado hoje pelo mundo inteiro.

Convém ainda repetir que a ação de Satã é, irreversivelmente, sempre contrária à atividade do amor firme e invencível do Deus eterno e poderoso, El Shadday.  Aliás, como já dissemos, a palavra demônio tem origem grega e significa tudo o que é contrário, o outro lado, o inimigo, o adversário. Ele se apodera de tudo o que não procede de Deus para o seu prveito próprio. Por isso é que se observa no mundo um sem número de espiritualidades. Tudo criado de forma engenhosa e terrivelmente enganosa para, com artimanhas religiosas, perder as almas dos filhos da luz.

São os demônios, por orientação de Satanás, os fomentadores de todo tipo de seitas e/ou falsas religiões, ou ainda de sociedades fechadas, sob a guarda do ocultismo, do esoterismo e de toda sorte de magia, seja ela branca ou negra. As pessoas que enveredam por tais caminhos ficam geralmente tão envolvidas que, não fosse à grande misericórdia de Deus, contida na Sua palavra e na verdade que é Jesus Cristo, jamais teriam condições de retomar o caminho da luz eterna.

O mundo da magia, do engano, da ilusão e da mentira, exerce um fascínio sobre as pessoas e, muitas vezes, utiliza-se do nome de Deus e de Jesus para encobrir, sob um pseuda aparência de caridade, a obra das trevas.

Assim é que controle mental, astrologia, ioga, espiritismo de qualquer nível, bruxarias, filosofias, seitas orientais ou coisas semelhantes são obras do deserto por onde vagueiam os espíritos espalhados pelos ares. São obras próprias de Satã e de seus demônios. As citações de Dt 18, 9-13 e de Gl 5,19-21 servem, entre outras, como amostragem do que foi dito.

É importante sabermos dessas coisas para que possamos concluir, à luz das Escrituras Sagradas, que, sem o Senhor Jesus Cristo no coração como centro de nossa vida, não há salvação. Sem Ele, nada poderemos realizar de justo, puro, santo e perfeito, como está escrito.

“Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5).

Assim, o homem de Deus terá que fazer, incondicionalmente, uma entrega do espírito, alma, coração e todo o seu ser ao Senhor Jesus, vivendo o Reino de justiça, paz e alegria do Espírito Santo (Rm 14,17), a partir da palavra da verdade integral (Jo 16,13).

“Toda a Escritura, divinamente, inspirada por Deus, é útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (II Tm 3,16-17).

10. Satanás é citado na Bíblia por muitos motivos e razões que devemos conhecer.

Ele não é apenas um simples adversário, mas também aquele que nos acusa diante de Deus.

“O Senhor mostrou-me o sume-sacerdote Josué, de pé diante do anjo do Senhor; Satã estava à sua direita como acusador” (Zc 3,1).

Satanás é conhecido também como um anjo decaído, que perdeu a graça de Deus e tornou-se, por isso, o príncipe das trevas.

“Os anjos que não tinham guardado a dignidade de sua classe, mas abandonado os seus tronos, ele (Deus) os guardou com laços eternos nas trevas para o julgamento do Grande Dia” (Jd 6).

Satanás e seus anjos são todos espíritos maléficos, que procuraram destruir nossa paz e nossa vida de graça.

“Um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, veio também Satanás entre eles” (Jó 1,6).

Satanás também é conhecido como príncipe do mundo e dos ímpios, por ter obras que se coadunam com o comportamento natural do homem sobre a terra.

“Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer o desejo do vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8,44).

“Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo” (Jo 12,31).

“Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, o qual não tem em mim coisa alguma” (Jo 14,30).

“E vós outrora estáveis mortos por vossas faltas, pelos pecados que cometestes outrora seguindo o modo de viver deste mundo, do príncipe das potestades do ar, do espírito que agora atua nos rebeldes” (Ef 2,1-2).

Satanás e seus anjos procuram a todo custo tentar os homens, conduzindo-os para o mal.

“A serpente disse a mulher: “É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim”? (Gn 3,1b).

“Não vos recuseis um ao outro, se não de comum acordo, durante algum tempo, para vos aplicardes a oração; e de novo tornai a coabitar, para que não vos tente Satanás por vossa incontinência” (I Cor 7,5).

“Para não sermos surpreendidos por Satanás, pois que não ignoramos os seus desígnios” (II Cor 2,11).

Satanás e seus demônios procuram fazer o mal a pessoas e povos.

“Levantou-se, pois, Satanás contra Israel e incitou Davi a fazer o recenseamento de Israel” (I Cr 21,1).

“Satanás, pois, tendo saído da presença do Senhor, feriu Jó com uma chaga horrível, desde a ponta do pé até ao alto da cabeça” (Jó 2,7).
“Alguns se encontram à beira do caminho, onde ela é semeada; apenas a ouvem, vem Satanás tirar a palavra neles semeada” (Mc 4,15).

Sede sóbrios e vigiai, porque o demônio, vosso adversário, anda ao redor como um leão que ruge, buscando a quem devorar” (I Pd 5,8).

Satanás e seus anjos não são preguiçosos, desde que o trabalho seja para destruir a obra de Deus; nesse sentido são diligentes e operosos no caminho do mal.

Disse, pois, o Senhor a Satanás: pois bem, tudo o que ele tem está em teu poder; somente não estendas a tua mão contra ele. Satanás saiu da presença do Senhor “(Jó1,12).” O Senhor disse a Satanás: aí o tens a tua disposição; somente poupa-lhe a vida” (Jó ,2,6).

O demônio, felizmente, opera em nós de forma diferente da operação do Espírito Santo. Este, com o nosso consentimento, é o único espírito que tem acesso direto ás faculdades do nosso espírito e, pela graça de Deus, habita em nosso coração; pois, pelo batismo que recebemos na Igreja do Senhor – Igreja Una Santa, Católica e Apostólica – tornamo-nos templos de Deus. E glória a Deus por isso!

“Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Cor 3,16).
Na verdade, até nosso corpo é templo do Espírito Santo!... (I Cor 6,19-20).

QUESTIONÁRIO PARA APROFUNDAMENTO ESPIRITUAL

11. Como o diabo é chamado nos textos citados a seguir?

Evangelho de São Mateus – Cap. 4, Vers. 3.
Evangelho de São Mateus – Cap. 9, Vers. 34.
Evangelho de São João – Cap. 12, Vers. 31.
Epístola aos Efésios – Cap. 2, Vers. 2.
Segunda Epístola aos Coríntios – Cap. 4, Vers. 4.

12. Quais são as características do diabo?

Evangelho de São João – Cap. 8, Vers. 44.

13. Qual é a atividade de Satanás, segundo as citações abaixo?

Evangelho de São Lucas – Cap. 8, Vers. 12.
Primeira Epístola de São Pedro – Cap. 5, Vers. 8.
Livro do Apocalipse – Cap. 12, Vers. 9.

14. Como Satanás é capaz de se disfarçar?

Segunda Epístola aos Coríntios – Cap. 11, Vers. 14.

15. O que diz a primeira Epístola de São João?
                                                                               
    Primeira Epístola de São João – Cap. 3, Vers.8.

16. Por qual meio Cristo triunfou sobre o poder diabólico?

Epístola aos Colossenses – Cap. 2, Vers. 15.

17. Que devemos fazer quando Satanás nos tenta?

Epístola de São Tiago – Cap. 4, Vers. 7.
Primeira Epístola de São Pedro – Cap. 5, Vers. 9.

18. Que diz o Evangelho de São Mateus?

Evangelho de São Mateus – Cap. 25, Vers. 41.

19. O que o Deus da paz fará em relação a Satanás?

Epístola aos Romanos – Cap. 16, Vers. 20.

20. Copie e reflita sobre o texto seguinte.

Epístola aos Efésios – Cap. 6, Vers. 11.

Observações: Faça o estudo e as necessárias anotações, se possível, guardando-as no coração.

João C. Porto

terça-feira, 19 de junho de 2012

Os Anjos de Deus


CURSO DA BÍBLIA SAGRADA

CBS  Nº  06

Os Anjos de Deus

01. Quem são os anjos do Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó? Do Deus dos santos profetas, do Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Pai?

São espíritos puros que atuam como mensageiros divinos. Mensageiros enviados por Deus, para:

                         - anunciar sua vontade;
                         - corrigir;
                         - punir;
                         - ensinar;
                         - repreender;
                         - consolar.

“Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação”? (Hb 1,14).

02. Qual a origem do vocábulo “anjo”?

No hebraico, existe a palavra Mal ãk e no grego a palavra Angelos, ambas significando mensageiro, enviado. Elas significam apenas a função do enviado, sem nada dizer sobre a origem, a natureza ou o caráter deles.

Já a palavra latina Angelus, de onde se originou a palavra portuguesa Anjo, tem sentido mais completo, significando enviado de Deus ou Mensageiro Divino. 

Como se pode ver, ela traduz não só a finalidade ou função do anjo mas, também, sua origem celestial. Na Vulgata, que é a versão latina da Bíblia, a palavra Angelus é empregada para se referir aos anjos, enquanto há outra palavra (Nuntius) para se referir a mensageiros humanos.

03. Para que foram criados os anjos?

Para bendizer, louvar, amar, adorar e servir a Deus, Criador de todas as coisas.

“Bendizei o Senhor vós todos os seus anjos, ministros de Deus, enviados para exercerem seu ministério em favor daqueles que hão de receber a herança da salvação” (Hb 1,14).
“Louvai o Senhor, vós que estais nos céus; louvai-O nas alturas. Louvai-O, vós, todos os seus anjos; louvai-O, vós, todas as potestades” (Sl 148,1-2).
“O Senhor teu Deus adorarás e a Ele só servirás” (Mt 4,10b).

São Paulo nos diz que os anjos são espíritos, ministros de Deus, enviados para exercerem seu ministério em favor daqueles que hão de receber a herança da salvação (Hb 1,14).

Os anjos têm, portanto, grande importância em nossas vidas, nós que somos Igreja viva do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Assim, nós, que vivemos os tempos da plenitude, devemos fazer o estudo dos anjos sob quatro aspectos fundamentais, todos eles expressando o relacionamento dos anjos com Deus ou com as obras de Sua criação:

1. O relacionamento dos anjos com Deus;
2.  A hierarquia angelical;
3. Os anjos na vida terrestre do Senhor Jesus Cristo.
4. Os anjos na vida da Santa Igreja do Senhor.

1. Os anjos e seu relacionamento com Deus.

Quanto a este aspecto, existem quatro teorias.

1.1 – A teoria da Identidade.

O anjo se identifica com Deus. O anjo é igual a Javé, pois o Senhor, às vezes, se apresentava entre nós entre nós em forma de anjo.

Na visita dos três anjos a Abraão, em sua tenda, um dos três, aquele que não seguiu para Sodoma ao encontro de Lot, mas ficou dialogando com Abraão sobre a destruição de Sodoma e Gomorra, era o próprio Senhor. (Gn 18,22-33).

No sacrifício de Isaac, o anjo que dos céus chamou Abraão, dizendo-lhe que não tocasse no menino e que  não lhe fizesse nenhum mal, acrescentou: “... agora conheci que temes a Deus e não perdoaste o teu filho por amor de mim” (Gn 18,22-33). O anjo falou como se fora o próprio Deus.

Na sarça ardente, o Senhor apareceu a Moisés numa chama de fogo que saía do meio da sarça sem consumi-la. Dalí, o Senhor falou a Moisés, como em forma de serafim (Ex 3,2).

1.2. Teoria da Representação.

Nesta teoria, defendida por S. Agostinho, o anjo, distinto de Javé, representa Deus. O anjo é de fato um mensageiro, enviado de Deus, representante de Javé, tanto no poder e sabedoria como na ação e verdade de Sua palavra, sempre obediente ao anúncio da vontade do Altíssimo.

O Senhor enviou Seu anjo com a missão específica de acompanhar a frente de Moisés, para protegê-lo durante a caminhada e para introduzi-lo na terra que havia preparado para o Seu povo (Ex 23,20). Deus disse a Moisés: “Respeita-o, ouve a sua voz, e vê que não o desprezes; porque ele não te perdoará se pecares, e o meu nome está nele” (Ex 23,21).

1.3. Teoria do Logos.

Por essa teoria, o anjo do Senhor identifica-se com a sabedoria de Deus.

“Porém o anjo disse-lhes: não temais porque eis que vos anuncio uma boa-nova, que será de grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de Davi, um Salvador, que é o Cristo, o Senhor” (Lc 2,10-11).

1.4. Teoria da Interpolação.

Por essa teoria, o anjo do Senhor posiciona-se entre Deus e Sua criação, como mensageiro, pronto para executar o poder de Sua palavra, a voz de Suas ordens.

“O anjo do Senhor acampa em volta dos que o temem e os livrará” (Sl 33,8).
“Porque mandou aos seus anjos acerca de ti que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra” Sl 90,11).

Como se vê, todas essas teorias angelicais correspondem a ângulos da atividade celestial. No conjunto, o anjo é tudo isso, representando o Deus Altíssimo, preenchendo todas as atividades multiformes de Sua Divina Majestade. É como se fosse o próprio Deus, arauto de El Shadday, para consumar toda a vontade, sabedoria e poder do próprio Deus onipotente, Senhor de tudo.

Há de se considerar, no entanto, diferente e distinta a ação dos anjos em nosso favor, com relação à atividade do Espírito Santo. A ação deste, para nos santificar como complemento da ação salvadora de Cristo é superior e mais sublime.

2.  A Hierarquia Angelical.

Neste aspecto, julgamos mais coerente e de mais fácil assimilação adotar a divisão a seguir, apesar da existência de várias conotações. Muitos estudiosos preferem dividir os nove coros angelicais em apenas três hierarquias.

2.1 Anjos da Primeira Hierarquia.

2.1.1. Serafins – Corresponde à bondade de Deus. São abrasados de amor.

“Os serafins se mantinham junto dele. Cada um deles tinha seis asas; com um par (de asas) velavam a face; com outro cobriam os pés; e, com o terceiro, voavam. Suas vozes se revezavam e diziam: “Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! “A terra inteira proclama a sua glória” (Is 6,2-3).

“Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia em que conduzira o rebanho para além do deserto, chegou até a montanha de Deus, Horeb. O anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama (que saía) do meio a uma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia. “Vou me aproximar, disse ele consigo, para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber por que a sarça não se consome. Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: “Moisés, Moisés!” – “Eis-me aqui!” respondeu ele. E Deus: Não te aproximes daqui, tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa. Eu sou, ajuntou ele, o Deus de teu Pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés escondeu o rosto e não ousava olhar para Deus” (Ex 3,1-6).

As serpentes ardentes também eram querubins!... (Nm 6,4-9; I Cor 10,9). 

2.1.2. Querubins – Correspondem à sabedoria de Deus. São conhecedores da ciência divina.

“E expulsou-o; e colocou ao oriente do jardim do Éden querubins armados de uma espada flamejante, para guardar o caminho da árvore da vida” (Gn 3,24).
“Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os israelitas” (Ex 25,22).

2.1.3. Tronos – Correspondem à reverência. Iluminam os fiéis. Devemos invocar sua proteção.

“Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, Dominações, Principados, Potestades: tudo foi criado por ele e para ele” (Cl 1,16).
2.2. Anjos da Segunda Hierarquia.

2.2.1. Dominações – Correspondem ao poder de operar. Iluminam os missionários e professores na execução de suas tarefas. Os mestres e os missionários devem invocá-los a fim de adquirirem o poder necessário para a operação de seus ministérios.

“Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, Dominações, Principados, Potestades: tudo foi criado por ele e para ele” (Cl 1,16).
“acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo o nome que possa haver neste mundo como no futuro” (Ef 1,21).

2.2.2. Virtudes – Correspondem ao poder de executar. Têm a responsabilidade de vencerem todo o inimigo com sua força. Devemos recorrer às virtudes para vencer o poder do mal. As virtudes nos ajudam a ter virtudes.

“acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo o nome que possa haver neste mundo como no futuro” (Ef 1,21).

2.2.3. Potestades – Correspondem ao poder de expedir. Iluminam os sacerdotes, os que estão necessitando do poder de Deus. Os sacerdotes devem invocá-los constantemente. 

“acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo o nome que possa haver neste mundo como no futuro” (Ef 1,21).
“Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, Dominações, Principados, Potestades: tudo foi criado por ele e para ele” (Cl 1,16).

2.3. Anjos da Terceira Hierarquia.

2.3.1. Principados – Correspondem ao poder de reger. Segundo a piedade cristã, são eles que guardam a Igreja. São responsáveis pelas dioceses, as nações, países e estados. São eles que guardam o Santíssimo Sacramento e estão presentes durante a Missa.

“acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo o nome que possa haver neste mundo como no futuro” (Ef 1,21).
“Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, Dominações, Principados, Potestades: tudo foi criado por ele e para ele” (Cl 1,16).
“Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades,” (Rm 8,38).

2.3.2. Arcanjos – São os anjos das grandes notícias. Anunciam a vontade de Deus. São também combatentes, vencedores das grandes batalhas.

“e ouviu uma voz humana vinda do meio de Ulai: Gabriel, gritava, explique-lhe a visão” (Dn 8,16).
“não havia terminado essa prece, quando se aproximou de mim, num relance (era a hora da oblação da noite), Gabriel, o ser que eu havia visto antes em visão” (Dn 9,21)
“Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,28).
“Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles. Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos” (Ap 12,7-9).

Dos sete arcanjos só se conhecem o nome de três:

Gabriel (Força de Deus); Miguel (Quem é com Deus), Rafael (Cura de Deus e/ou Medicina de Deus).

2.3.3. Anjos – Mensageiros, ministros e criaturas de Deus. O papel do anjo da guarda é velar.

“Nas visões de meu espírito, quando no meu leito, vi também um santo vigilante que descia do céu” (Dn 4,10).

Obs.: ...um ser celestial!... Trata-se de um anjo.

Os anjos nos ajudam nos negócios temporais, protegem-nos dos perigos e nos cumulam de todos os bens.

“Ele levou-me e trouxe-me em boa saúde; foi receber o dinheiro de Gabael; fez-me ter uma mulher e afugentou dela o demônio; encheu de alegria os seus pais; livrou-me de ser devorado pelo peixe, e fez-te rever a luz do céu; enfim, ele cumulou-nos de toda a sorte de benefícios. Que presente poderia igualar a tudo isso?” (Tb 12,3).

Os anjos apresentam as nossas orações ao Deus dos Exércitos.

“Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor” (Tb 12,12).

Os anjos afastam de nós as tentações do inimigo e as más sugestões do demônio.

“Nesse momento o anjo Rafael tomou o demônio e prendeu-o no deserto do Alto Egito” (Tb 8,3).

Os anjos do Senhor nos amparam no momento da morte, sobretudo os que lhes foram devotos. Eles nos introduzem no céu ou no purgatório.

É certamente por isso que São Boaventura nos exorta a que tenhamos reverência, agradecimento e amor para com os anjos do Deus Altíssimo.

3. Os anjos na Vida Terrestre de Jesus Cristo.

Desde a anunciação a Virgem Maria, passando pela rolagem da pedra do sepulcro onde o Senhor estava sepultado, até a ascensão aos céus, os anjos estiveram presentes na vida terrestre de Jesus.

“Eis que houve um violento tremor de terra: um anjo do Senhor desceu do céu, rolou a pedra e sentou-se sobre ela” (Mt 28,2).

“Enquanto o acompanhavam com os seus olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu” (At 1,10-11).

Vejamos algumas dessas passagens:

O anjo Gabriel anunciou a Virgem Maria que ela fora escolhida para ser a Mãe do Filho de Deus        (Lc 1,26-27).

Um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, exortando-o a que recebesse Maria como esposa, visto que sua gravidez era obra do Espírito Santo (Mt 1,20).

Ainda em sonhos, o anjo do Senhor orienta José na sua fuga para o Egito, acompanhado de Maria e do Menino (Mt 2,13-19).

Depois da tentação do Senhor Jesus, no deserto, os anjos aproximaram-se DELE para servi-lo (Mt 4,11).

O anjo do Senhor confortou a Jesus na Sua agonia no Getsêmani (Luc 22,43).

Os anjos foram enviados por Deus no sepulcro do Senhor, para testemunhar Sua ressurreição (Jo 20,12).

4. Os anjos na Vida da Santa Igreja do Senhor.

Do dia de Pentecostes, quando nasceu a Igreja – o esplendor da glória de Deus – aos nossos dias, dias de tempos plenificados pela graça do Senhor Jesus Cristo, os santos anjos de Deus têm participado da ação do Espírito Santo sobre a Igreja e sobre nossos corações. Se não vejamos:

- Um anjo do Senhor abriu as grades da prisão, à noite, para libertar os que estavam presos por inveja da parte dos Saduceus (At. 5,19).

- Um anjo do Senhor visita Cornélio, instruindo-o a enviar mensageiro a Jope para chamar Simão Pedro, que se encontrava na casa de Simão, o curtidor, a fim de que Jesus, o Salvador lhe fosse anunciado (At. 10,3-6).

- Os anjos se alegram quando os pecadores se convertem (Lc 15,10).

- No fim do mundo, os anjos virão separar os maus dos justos (Mt 13,490.

- Os sacerdotes são anjos do Senhor, Deus dos Exércitos (Ml 2,7).

Na verdade, nós que vivemos segundo o espírito de Cristo somos Sua Igreja viva e nos aproximamos de grandes riquezas celestiais.

Aproximamo-nos:

- da cidade do Deus Vivo;
- da multidão de milhares de anjos;
- da Igreja dos primogênitos inscritos nos céus;
- do Deus, Juiz de todos;
- dos espíritos dos justos perfeitos;
- de Jesus, mediador da nova aliança;
- da aspersão daquele sangue que fala melhor que o de Abel. (Hb 12,22-26).

Pela excelência do nome de Deus, que está em seus filhos (Jó 1,6), nós, que acreditamos na comunhão dos santos, devemos aos anjos um culto de veneração chamado Dulia. Este culto é diferente do culto de hiperdulia (veneração maior), que tributamos a nossa Senhora. A Deus, único ser digno de adoração, prestamos um culto de latria (adoração exclusiva ao Deus Altíssimo, criador do céu e da terra e de tudo o que há neles).

QUESTIONÁRIO PARA APROFUNDAMENTO ESPIRITUAL

04. A quem Deus não perdoou, precipitando-os no abismo do inferno?
Segunda Epístola de S. Pedro – Cap. 2, Vers. 4.

05. Como são chamados os anjos de Deus na Bíblia Sagrada?
Livro de Jó – Cap. 1, Vers. 6 (Jó 1,6).

06. Como são conhecidos os anjos em sua atividade, segundo o exercício da vontade de Deus?
Salmos – Cap. 102, Vers. 20;
Evangelho de S. Mateus – Cap. 13, Vers. 49;
Evangelho de S. Mateus – Cap. 26, Vers. 53.

07. Que fazem os anjos de Deus em favor daqueles que o temem?
Salmos – Cap. 33, Vers. 8.
Salmos – Cap. 90, Vers. 11.

08. A quem Deus enviou seus anjos para proteger?
Gênesis – Cap. 16, Vers. 7.
Gênesis – Cap. 21, Vers. 17.
Gênesis – Cap. 22, Vers. 11.
Gênesis – Cap. 19, Vers.17.
Daniel – Cap. 3, Vers. 49.
Daniel – Cap. 6, Vers. 23.
Tobias – Cap. 5, Vers. 6-22.
Atos dos Apóstolos – Cap. 10, Vers. 19.
Atos dos Apóstolos – Cap. 12, Vers. 7.
Atos dos Apóstolos – Cap. 10, Vers. 3.
Evangelho de S. João – Cap. 5, Vers. 4.
Evangelho de S. Lucas – Cap. 16, Vers. 22. 

09. A quem Deus enviou seus anjos com mensagens especiais?

Evangelho de S. Lucas – Cap. 1, Vers. 11-13.

Evangelho de S. Lucas – Cap. 1, Vers. 26-27.

10. A quem o anjo do Senhor confortou na hora da angústia?

Evangelho de S. Lucas – Cap. 22, Vers. 43.

11. Os anjos desejaram conhecer o ministério do Evangelho?

Primeira Epístola de S. Pedro, Cap. 1, Vers. 12.

12. Na vontade do Senhor, quem convocará os homens para o julgamento?

Evangelho de S. Mateus – Cap. 24, Vers. 31.

1ª Epístola aos Tessalonicenses – Cap. 4, Vers. 16.

13. Embora não conhecendo o dia (Mt 24,36), os anjos virão com Cristo para o julgamento dos homens?

Evangelho de S. Mateus – Cap. 16, Vers. 27.

14. Temos um anjo, o Anjo da Guarda, especialmente para cuidar de nós?

Livro dos Salmos – Cap. 90, Vers. 11.

Evangelho de S. Mateus – Cap. 18, Vers. 10. 

15. Há anjos que não conservaram a graça, mas caíram do seu alto estado juntamente com Satanás.

Livro do Apocalipse – Cap. 12, Vers. 7.

16. Um mensageiro de Satã foi autorizado a infligir doenças físicas em S. Paulo de tal sorte que, como o justo Jó, sua virtude fosse provada.

2ª Epístola aos Coríntios – Cap. 12, Vers. 7-9.

Suas observações!...

João C. Porto